62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 3. Oceanografia Geológica
CARACTERÍTICAS DE SEDIMENTOS ESTUARINOS NO ESTADO DO MARANHÃO, COMO ESTRATÉGIAS À IMPLANTAÇÃO DE PLANOS LOCAIS DE DESENVOLVIMENTO DA MARICULTURA NOS MUNICÍPIOS DE ICATU, PRIMEIRA CRUZ E HUMBERTO DE CAMPOS - MA
Vanessa Gomes da Silva 1
Rosiley Garros Marreira 1
Juliana de Oliveira Latterza 1
Hudson Barbosa Ferreira 1
Diranneide Gomes Amorim 1
Paulo Roberto Saraiva Cavalcante 2
1. Curso de Oceanografia/Universidade Federal do Maranhão/UFMA
2. Departamento de Oceanografia e Limnologia/DEOLI
INTRODUÇÃO:
Estuários caracterizam-se por uma elevada produtividade, quando comparados a outros sistemas costeiros, sendo utilizados como áreas de alimentação, reprodução, berçários e refúgio de muitas espécies de peixes e invertebrados marinhos que recorrem a estes ambientes em algum estágio de suas vidas (DAY, et al., 1989 in FIORI, 2007). As condições climáticas brasileiras oferecem vantagens competitivas a maricultura. Um exemplo disso está na taxa de crescimento do mexilhão brasileiro, que é muito superior às taxas de crescimento em outros países produtores da maricultura. Deve-se ressaltar que a atividade contribui para o crescimento sócio-econômico de muitas regiões costeiras. No âmbito estadual, são quase inexistentes as propostas para o desenvolvimento desta atividade. Os sedimentos estuarinos têm uma marcante influência na reciclagem da matéria orgânica e, conseqüentemente, na regeneração e concentração de nutrientes para a coluna d'água particularmente do fósforo e nitrogênio. Assim, o estudo das características texturais dos substratos e dos componentes da matéria orgânica sedimentar são fundamentais no sentido de evidenciar a capacidade produtiva e a tipologia do ambiente, além de fornecer subsídios relevantes na definição, implantação e manejo de áreas de cultivos de mexilhões.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido ao longo de importantes sistemas estuarinos da Baía do Tubarão entre maio e dezembro de 2008, compreendendo três municípios: Humberto de Campos, Primeira Cruz e Icatu, como podem ser visto na Figura 1. Foram realizadas quatro coletas, sendo definidas três estações representativas de cada ecossistema, totalizando doze amostras por ambiente. Em laboratório, após as amostras terem sido descongeladas, secas em estufa a 50ºC, efetuou-se a análise granulométrica do sedimento utilizando técnicas de peneiramento e pipetagem, de acordo com os procedimentos recomendados por Suguio (1973). Na determinação química do carbono orgânico utilizou-se o método de Walkley-Black, modificado por Gaudette et al. (1974), sendo a concentração de matéria orgânica obtida mediante a multiplicação dos teores de carbono orgânico pelo fator de 1,72 (JACKSON, 1962). Para o nitrogênio orgânico empregou-se o método Kjeldhal. A partir dos dados de carbono e nitrogênio foram calculadas as razões C/N, a fim de inferir sobre a origem e estado de degradação da matéria orgânica sedimentar no ambiente. Quanto ao fósforo total, utilizou-se o método de Williams et al., 1976 modificado por Cavalcante (1995).
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que os sedimentos locais são de textura siltosa (silte grosso) com percentuais desta fração granulométrica variando de 58,1 a 99,7%, com baixa quantidade de areia (média 5,5%), argila (média 2,3%) e praticamente ausência de cascalho (<1%). O conteúdo médio da matéria orgânica nas amostras foi de 4,7% o qual é considerado intermediário, permitindo o enquadramento dos sedimentos como do tipo mineral (< 10% de M.O). Em princípio, a ausência de sedimentos orgânicos, como é o caso da área de estudo, diminui o risco de eutrofização e desenvolvimento de fundos anóxidos em decorrência da atividade de criação de organismos marinhos. As concentrações de nitrogênio variaram de 0,12 a 0,36% . As menores variações (0,13 a 0,16%) foram encontradas na 1º coleta, no mês de maio de 2008, enquanto que as maiores (0,26 a 0,36%) foram registradas em julho, outubro e dezembro, notadamente para os municípios de Humberto de Campos e Primeira Cruz. Para o fósforo total, os resultados mostraram variações temporais e espaciais nas concentrações deste nutriente, com teores variando entre 405 e 1.277 mg/kg e média de 653 mg/kg. As pequenas variações observadas podem estar possivelmente relacionadas ao acúmulo diferencial de matéria orgânica nos sedimentos.
CONCLUSÃO:

Com relação às características geoquímicas dos sedimentos, especialmente com base nos conteúdos de matéria orgânica, fósforo e nitrogênio total, os resultados indicaram baixos níveis de nutrientes compatíveis com áreas estuarinas naturais do estado. Apesar de preliminares, os resultados indicam que a área apresenta possível potencial para implantação de pólos de cultivos de mexilhões.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/FAPEMA
Palavras-chave: Fósforo, Substrato, Manejo.