62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
ANALISE ESTATISTICA MULTIVARIADA DE DADOS DE QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DO OPAIA, FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL.
Erilany Conceição Morais Barros 1
Marcio Roberto Pereira dos Santos 1
Lyndervan Oliveira Alcântara 1
Raimundo Bemvindo Gomes 1
Maria Jacqueline do Nascimento Mendonça 1
Hugo Leonardo de Brito Buarque 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
INTRODUÇÃO:

A Lagoa do Opaia, que faz parte da Bacia do Rio Cocó, Fortaleza-CE, apresenta elevado índice de urbanização, o qual tem relação direta com os problemas da qualidade da água do corpo aquático, devido aos lançamentos de esgotos domésticos na via pública, bem como os lançamentos irregulares na rede de drenagem pluvial. Sendo assim, é necessária uma avaliação mais aprofundada do comportamento da água e do ecossistema lacustre, a qual poderá subsidiar ações que reflitam diretamente na melhoria das condições sanitárias e ambientais da população usuária e circunvizinha da lagoa.

Por este motivo, este estudo objetivou determinar as relações e a influência dos fatores determinantes na qualidade da água da lagoa do Opaia, utilizando métodos estatísticos multivariados (Análise de Componentes Principais - ACP e Análise de Agrupamento - AA).
METODOLOGIA:

Inicialmente foram analisados 25 parâmetros físico-químicos, no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2009, em amostras coletadas bimestralmente em 3 pontos de amostragem na lagoa. Devido a este grande número de parâmetros, fica muito difícil obter interpretações e conclusões pragmáticas e significativas sobre a qualidade ambiental do ecossistema.

Assim, a ACP foi empregada na redução do espaço original de parâmetros, de modo a obter um número menor e suficiente de variáveis que melhor representariam a qualidade da água do corpo lacustre estudado. Nesta análise, o índice de adequação de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO), a matriz anti-imagem do sistema e o percentual de variância das componentes principais foram utilizados como critério de redução e seleção dos parâmetros de qualidade mais relevantes. Os parâmetros selecionados foram então utilizados na AA, baseada no método de Ward usando quadrado distância euclidiana e a norma do z-escores, possibilitando extrair informações de similaridade dos locais de amostragem das águas da lagoa. A compilação e formatação dos dados analíticos (parâmetros) foram feita com auxílio da planilha eletrônica EXCEL® 2003. Todas as análises estatísticas multivariadas empregadas usaram o programa computacional "SPSS 13.0 for Windows".

RESULTADOS:

 

Utilizando a metodologia proposta, dos 25 parâmetros físico-químicos originais somente dez parâmetros foram selecionados através da ACP (KMO = 0,752), sugerindo que estes são os que exercem maior influência na variação do comportamento do corpo hídrico. As variáveis selecionadas foram: temperatura (TE), turbidez (TU), sólidos suspensos voláteis (SV), sólidos dissolvidos totais (SD), fósforo total (PT), dureza total (DT), sulfato (SU), nitrato (NI), oxigênio dissolvido (OD) e clorofila "a" (CA).

Ainda, pode-se verificar que a primeira componente principal (maior variança) associa fatores bióticos (atividade de microrganismos e algas) e abióticos (dissolução de minerais), enquanto que a segunda componente principal (variança de 17%) releva os fatores relacionados à produção fotossintética. A terceira componente principal diz respeito quase que exclusivamente ao teor de sólidos dissolvidos.

A análise de agrupamento com a média dos valores obtidos no período para os dez parâmetros selecionados, nos três pontos de amostragem, identificou dois grupos (regiões) distintos de comportamentos no corpo hídrico: o primeiro inclui a região de entrada do tributário principal da lagoa; enquanto que o segundo inclui as regiões de centro e sangradouro do corpo lacustre.
CONCLUSÃO:

Com a utilização da ACP foi possível reduzir o número de parâmetros determinantes no comportamento da qualidade da água do corpo lacustre estudado. Também foram identificados três componentes principais relacionados às características relevantes na variação do comportamento do corpo aquático. Finalmente, a AA identificou para os dados utilizados duas regiões distintas no manancial: uma na entrada do tributário principal da lagoa e outra no centro e sangradouro desta. Os distintos comportamentos estão relacionados aos aportes de poluentes e à capacidade de autodepuração do ecossistema nestas regiões, decorrentes do uso e ocupação do entorno da lagoa.

Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico- FUCAP;Prefeitura Municipal de Fortaleza.
Palavras-chave: Lagoa do Opaia, Análise de Componentes Principais, Análise de Agrupamento.