62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
AVALIAÇÃO DO ALERTA EM RESPOSTA A FIGURAS DO IAPS: EFEITO DO GÊNERO EM UNIVERSITÁRIOS DE NATAL-RN E DE ASSIS-SP
Cleanto Rogério R. FERNANDES 1, 3
Gina Paula CARLOS 3, 2
Tátila Martins LOPES 2
Flávia Heloísa dos SANTOS 2
Fabíola da Silva ALBUQUERQUE 1
1. Departamento de Fisiologia, CB, UFRN
2. Departamento de Psicologia, UNESP/Assis-SP
3. Bolsista de Iniciação Científica - CNPq
INTRODUÇÃO:
O IAPS - International Affective Picture System foi desenvolvido na Universidade da Florida por Lang e colaboradores e já foi validado no Brasil por Ribeiro e colaboradores. Engloba centenas de fotografias coloridas de alta resolução capazes de induzir diversos estados emocionais e que foram projetadas para uso em pesquisas ao redor do mundo como materiais afetivos padronizados. Na padronização dos estímulos, identifica-se diferença em relação à avaliação do alerta, considerando o gênero. Homens e mulheres diferem na avaliação de figuras agradáveis e daquelas desagradáveis. Uma vez que o IAPS é uma importante ferramenta de indução de humor, desenhamos experimentos nos quais ela seria utilizada com esse fim. Para tanto, inicialmente, objetivamos avaliar se o grupo de voluntários que participaram do estudo apresentava o mesmo padrão de avaliação e se havia efeito do local de origem dessas pessoas.
METODOLOGIA:
Participaram do estudo 75 voluntários universitários, sendo 36 da UFRN (19 mulheres) e 39 da UNESP/Assis-SP (31 mulheres), cada um tendo avaliado três figuras: uma neutra, uma agradável e outra desagradável. As figuras foram expostas por cinco segundos em uma tela de computador e o sujeito deveria fixar o olhar na imagem, após isto, respondiam a escala de alerta através do Self-Assessment Manikin (SAM) - cinco figuras representando a dimensão avaliada e que foi associada a números de 1 a 5, devendo o voluntário pressionar no teclado o número correspondente a sua avaliação. A ordem de apresentação foi balanceada, ou seja, alguns sujeitos avaliaram na ordem neutra, agradável desagradável; outros, agradável, desagradável e neutra; e ainda outros, desagradável, neutra e agradável. O intervalo entre as exposições foi aproximadamente dois minutos e meio. As respostas foram submetidas a análise de variância de medidas repetidas e a análises univariadas, para comparar o local de coleta e o gênero. Subseqüentes testes T para amostras independentes foram realizados para identificar possíveis diferenças.
RESULTADOS:
As respostas dos voluntários das duas Cidades pesquisadas não divergiram significativamente, permitindo a reunião dos dados. Independente do gênero, as figuras desagradáveis foram mais alertantes do que as agradáveis e estas do que as neutras (Lâmbda de Wilks: F= 242,534 e p<0,001). Considerando cada grupo separadamente, o mesmo resultado foi identificado. Houve uma interação entre o tipo da figura e o gênero (Lâmbda de Wilks: F= 4,903 e p=0,010): homens consideraram as figuras agradáveis mais alertantes dos que as mulheres (t=2,647 e p=0,010). Esse resultado era esperado, conforme o padrão descrito por Lang e colaboradores. Entretanto, não foi evidenciado o efeito para as figuras desagradáveis. Analisando separadamente as figuras por ordem de avaliação, quer seja, a primeira, segunda e terceira, observou-se que a avaliação dos homens da figura agradável vista em segundo ou terceiro lugar não diferiu significativamente das mulheres. Podemos considerar a primeira avaliação como um contexto de surpresa, gerando maior alerta e, pensando evolutivamente, é possível que a respostas dos homens tenha relação com uma prontidão aos estímulos de conteúdo sexual. Contudo, eventos não controlados ocorridos durante o intervalo entre estímulos também podem ter sido fundamentais.
CONCLUSÃO:
O principal resultado dessa investigação foi a semelhança entre os dados coletados em Natal com aqueles coletados em Assis-SP. Isso indica que as figuras do IAPS apresentam bastante consistência e certa imunidade aos fatores culturais. As diferenças entre homens e mulheres alertam para a importância de separar esses grupos, evitando-se confusão na obtenção dos resultados mediante algum efeito estudado, a partir do uso desse instrumento. Especificamente para a nossa pesquisa, os efeitos diferenciais encontrados relacionados à ordem de avaliação das figuras implicam em tratar diferenciadamente cada condição, caso venhamos a utilizar figuras em sequencia.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Alerta, Gênero, IAPS.