62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
O ARTÍGO CIENTÍFICO EM REVISTAS ON LINE SUBSÍDIOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM NEUROCIÊNCIAS E COMPORTAMENTO, DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP - NeC/IP/USP
ROBERTO TORRES TANGOA 1
MARIA INÊS NOGUEIRA 1
1. Depto. de Anatomia, Instituto de Ciências Biomédicas da USP - ICB/USP
INTRODUÇÃO:

O aparecimento de novas mídias anunciou a morte entrópica do livro em papel, mas ele resiste e ressurge numa outra corporeidade híbrida: a eletrônica. A atual sociedade reverencia essas ferramentas tecnocognitivas. Nesse estudo objetivamos mostrar importância-versatilidade dos artigos científicos publicados on-line por 15 pesquisadores do Núcleo de Estudos em Neurociências e Comportamento - NeC do IP/USP, período 1998-2008, mesmo ressaltamos o fator de impacto das revistas onde foram publicadas, assim, consideramos  que essas publicações forneceram subsídios para a informação e divulgação das neurociências e contribuem na apreensão e socialização dos conhecimentos.

METODOLOGIA:

O estudo de caso foi o método usado nessa abordagem, tendo como objeto as produções bibliográficas dos membros do NeC, consideramos como pano de fundo a variável "artigos científicos"  publicados nas revistas, especializadas, na versão on-line, que alcançaram relevância na disseminação e divulgação das neurociências, publicações classificadas como relevantes pelos próprios cientistas, esses artigos permitem a transmissão de informação das pesquisas feitas nos laboratórios, com propósito de ilustrar públicos heterogêneos, com interesse em incluí-os nos conhecimentos e, na cultura científica.

RESULTADOS:

No item "Artigos completos publicado em periódicos" elaboramos um gráfico que indica o volume total de artigos publicados no período de 1998-2008, destacando os Pesquisadores (P): VII (11,67%), II (11,01%) e XIII (10,35%) indicadores que mostram alta produção de postagem na web science de renomeadas revistas internacionais da área de Biomédicas e Neurociencias na denominada década do "cérebro" pelas instituições acadêmicas do Brasil e do mundo. As publicações do P-VII foram nos periódicos: "Brian and Cognition" (2008), "Brazilian Journal of Medical and Biological Research" (2008) e na "Revista Brasileira de Fisioterapia" (2008). O P-II, publicou nas revistas: "Clínica Veterinária" (2007), "Brazilian Archives of Biology and Technology" (2007) e na revista de "Ciência Rural" (2007), em quanto o P-XIII, publicou nas seguintes revistas: ""Revista Pedagógica" Porto Alegre, 2008, "Journal of Contemporary Dental Practice" (2008) e na "Journal of Clinical Psyquiatry" (2007).

Outro indicador é um quadro comparativo que assinala alto percentual na produção e publicação de artigos indexados, freqüência comparada com as variáveis: livros e capítulos publicados, resumos em anais de congressos e artigos aceitos para publicação, corroborando com a hipótese de que na década 1998-2008, houve intensa atividade na produção de artigos. Segundo resultados de estudos das revistas brasileiras indexadas no LILACS, 80% das revistas tem 50% ou mais dedicadas a páginas de artigos originais esse resultado não é surpreendente pois é um dos critérios atuais de seleção para indexação no LILACS. Também demonstra que as neurociências avançam num porcentual de 63,8% na postagem da revistas nacionais e 37,5% nas publicações internacionais por ano, o que indica um crescimento de 27% se comparamos com publicações de outras linhas de pesquisa.

CONCLUSÃO:

Além do período 1998-2008, contexto da pesquisa, os artigos científicos continuam sendo nesta era da informação e do conhecimento ferramentas cognitivas de grande alcance na comunidade científica e fora dela cumpre o rol de divulgar conhecimentos e colabora na inclusão sócio-científica e cultural das populações. O estudo também mostra que mesmo depois de aplicado os formulários para determinar a qualidade das publicações, no período de tempo abordado, membros do NeC/IP da USP continuam produzindo e publicando seus trabalhos em magazines on line, o que facilita sua divulgação e apreensão dos saberes científicos no público leigo interessado em conhecer e produzir ciência.

Instituição de Fomento: Fundação de Amaprao à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
Palavras-chave: Divulgação Científica, Neurociências, Artigo Cientíifico.