62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
ESTIMATIVA DO RISCO POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO POR PESTICIDAS DE ÁGUAS SUPERFICIAIS DO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE, COM APLICAÇÃO DO MODELO DE GOSS.
Thiciana Guedes Canuto 1
Allyne Ferreira Gama 1
Francisco Maurício de Sá Barreto 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
INTRODUÇÃO:
Nas duas últimas décadas, houve um aumento significativo no desenvolvimento da agricultura no Brasil, resultando no aumento da área cultivada, da produtividade e da utilização de fertilizantes e agrotóxicos (ANA, 2005). O açude Jaburu I, com capacidade de 210 milhões/m³ encontra-se localizado nos municípios de Ubarajara (88% de sua área) e de Tianguá (12% de sua área) e é responsável pelo abastecimento de todas as cidades da Serra da Ibiapaba e nas atividades de irrigação, pesca e piscicultura. Estudos preliminares realizados por Barreto; Araujo (Relatório Técnico, 2007), constatou a presença de alguns agrotóxicos em amostras de água do referido manancial, em desacordo com a legislação vigente. A aplicação do método de Goss surge como alternativa para a investigação preliminar do potencial de contaminação dos recursos hídricos superficiais por agrotóxicos, de um número ilimitado, uma vez que a quantificação destes compostos na água envolve métodos analíticos complexos e caros. Neste trabalho será apresentado o monitoramento ambiental, referente ao potencial de contaminação dos recursos hídricos superficiais através de 37 produtos químicos (agrotóxicos) em 48 diferentes produtos comerciais, que são aplicados nos campos cultivados do município de Tianguá.
METODOLOGIA:
Os pesticidas utilizados na pesquisa foram obtidos a partir do levantamento realizado por Barreto (2006) por meio de dados colhidos junto à Secretaria de Saúde do município de Tianguá, às cooperativas agrícolas da região e com base em informações fornecidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - EMATERCE. A aplicação do método de Goss considera a meia-vida do composto no solo (DT50), sua solubilidade em água (Sw) a 25 ºC e a constante de adsorção à matéria orgânica do solo (Koc). Os valores de cada parâmetro para estes grupos são: alto e baixo potencial associado ao sedimento (APTAS - t1/2 no solo ≥ 40 dias e Koc = 1000 cm3 g-1, ou DT50 ≥ 40 dias, Koc ≥ 500 cm3 g-1 e Sw ≤ 0,5 mg L-1; BPTAS - DT50< 1 dia, ou DT50≤ 40 dias, Koc ≤ 500 cm3 g-1 e Sw ≥ 0,5 mg L-1, ou DT50 ≤ 2 dias e Koc ≤ 500 cm3 g-1 ou DT50≤ 4 dias, Koc ≤ 900 cm3 g-1 e Sw ≥ 0,5 mg L-1 ou ≤ 40 dias e Koc ≤ 900 cm3 g-1 e Sw ≥ 2 mg L-1); alto e baixo potencial dissolvido em água (APTDA - DT50> 35 dias, Koc < 1.000.000 cm3 g-1 e Sw > 1 mg L-1, ou DT50> 35 dias, Koc < 700 cm3 g-1 e Sw entre 10 e 100 mg L-1; BPTDA - Koc > 1.000.000 cm3 g-1, ou DT50< 1 dia e Koc < 100 cm3 g-1, ou DT50< 35 dias e Sw em água < 0,5 mg L-1). Os compostos não enquadrados são considerados com potencial médio.
RESULTADOS:
De acordo com o Índice de Goss, usados para avaliar o potencial de determinado pesticida em atingir águas superficiais, são classificados em: os que podem ser transportados dissolvidos em água ou associados ao sedimento em suspensão. Os resultados mostram a classificação dos pesticidas segundo os critérios de Goss: estudo 59% dos pesticidas enquadrados no Índice de Goss apresentaram potencial de contaminação pelo transporte dissolvido em água, variando de alto potencial (APTDA) a médio potencial (MPTDA), 24% apresentaram um baixo potencial de contaminação (MPTDA) e os 16% restantes, caracterizaram-se como inconclusivos (I), devido à falta de informações das propriedades físicas e químicas, não encontradas na literatura consultada. Pela estimativa do potencial de contaminação das águas superficiais pelo transporte associado ao sedimento, observa-se que 68% foram classificados como potenciais contaminantes, variando de alto (APTAS) a médio potencial (MPTAS), 16% aparecem com um baixo potencial contaminante (BPTAS) e 16% foram inconclusivos (I), pela impossibilidade de acesso às suas propriedades físico-químicas na literatura consultada. Clorpirifós, mancozebe e oxitetraciclina mostraram possuir alto potencial de contaminação para ambos os parâmetros analisados pelo método de Goss.
CONCLUSÃO:
- A aplicação do modelo possibilita estimar o risco potencial de contaminação superficial de um número ilimitado de pesticidas, com impactos de recursos financeiros mínimos, quando se considera os gastos com análises quantitativas em laboratórios; - Os pesticidas que apresentaram alto potencial de contaminação ou médio (abamectina, alfa-cipermetrina, atrazina, bacillus thuringiensis, captana, cimoxamil, clorotalonil, clorpirifos, deltametrina, dicloreto de paraquate, dicofol, endossulfam, fenpropatrina, lambda-cialotrina, lufenurom, mancozebe, metalaxil-m, metoxifenozida, monocroofós, oxitetraciclina, parationa-metílica, permetrina, profenofós, quintozeno, simazina, tebufenozida, teflubenzurom, triclorfom e trifumurom) devem ser priorizados em monitoramento in-loco.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Goss, Água Superficial, Pesticidas.