62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
AUSÊNCIA DE MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ENTRAVE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Francisco Reynaldo Martins Gabriel 1
Marilene Gomes de Sousa 1
Julio Neto dos Santos 1
1. Unidade Acadêmica de Letras, Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG
INTRODUÇÃO:
O Ensino de Língua Inglesa na rede pública brasileira caminha a passos lentos, isso se dá na maioria das vezes pela falta de material didático adequado ao ensino dessa língua. A ausência de material didático tem implicado sérios problemas no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Tomando como ponto de discussão e análise a opinião dos professores de Língua Inglesa, pode-se entender a maneira de como esses problemas têm influenciado no ensino e aprendizagem de Inglês na rede estadual de ensino, nas cidades de Sousa e Cajazeiras. Através desse estudo pôde-se detectar que a dificuldade encontrada pelos professores dessas cidades, é a ausência do fornecimento de material didático para as escolas do Sistema Público de Ensino. Portanto, esse estudo tem por objetivo, identificar e apontar soluções as dificuldades encontradas por esses docentes, relativas à falta de material didático no Ensino de Língua Inglesa na rede estadual de ensino das cidades acima citadas.
METODOLOGIA:
O presente trabalho é um estudo de campo de cunho descritivo e exploratório e de coleta de dados. Dar-se-á uma abordagem quali-quantitativa dos dados coletados dos professores da rede estadual de ensino, na região compreendida pelas cidades pólos de Sousa e Cajazeiras. O estudou compreendeu a uma pesquisa feita por meio de questionários estruturados, que possibilitaram a coleta dos dados e informações relativas à falta de material didático, para a obtenção de um perfil aproximado da realidade dos professores na área que foi focalizada. Para a coleta dos dados obtidos junto aos participantes, tomou por base a análise de conteúdo e a discussão com a literatura pertinente.
RESULTADOS:
Mediante a análise dos dados obtidos através dos questionários aplicados, pôde-se verificar que 85% dos professores entrevistados não têm acesso ao material didático. O restante respondeu que possuía material didático oferecido pelo sistema público de ensino, porém a grande maioria revelou-se insatisfeita com a falta de atenção com o ensino de Língua Inglesa, já que a rede pública não dispõe de material didático ou outros recursos didáticos que possibilitem o melhor ensino do idioma. Já a minoria descreveu já trabalhar em suas escolas com livro e material didáticos adequados. Entretanto, a maior parte dos educadores abordados, afirmaram que essa ausência de material didático, principalmente do livro, proporciona um desinteresse relevante ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.
CONCLUSÃO:
Verificou-se então, que para melhorar a qualidade de ensino de Língua Inglesa no ambiente escolar público, é necessário que o Ministério da Educação se preocupe em mandar para as escolas públicas de ensino estadual o material didático necessário para professores e alunos. Deve-se, portanto, haver um investimento maciço na elaboração e distribuição de livros e recursos didáticos adequados para trabalhar esse assunto que por sua vez tem sido motivos de reprovação em vestibulares e concursos. Vê-se também o quanto tem sofrido o ensino dessa disciplina e deixado de avançar na atualidade, por encontrar nesse problema um grande entrave para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.
Palavras-chave: Língua Inglesa, Material didático, Ensino e aprendizagem.