62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO: JOVENS AFRICANOS EM BUSCA DO ENSINO SUPERIOR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS - CUIABÁ
Fernanda Aparecida Antunes de Arruda 1
Maria Aparecida Morgado 1
1. Depto. de Psicologia, Instituto de Educação - IE/UFMT
INTRODUÇÃO:

O Trabalho em foco faz parte do Projeto de Pesquisa "Estado e Sociedade na Educação da Juventude: perspectivas educacionais de jovens de camadas médias e camadas populares", vinculado ao Grupo de Pesquisa "Educação, Jovens e Democracia" da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo seletivo de estudantes oriundos de países africanos através do PEC-G (Programa Estudante-Convênio de Graduação) nas universidades brasileiras em especial na Universidade Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá.

METODOLOGIA:

Usamos como método principal e fundamental de pesquisa a entrevista com discentes africanos da UFMT, Campus de Cuiabá que participam do PEC-G. Também realizamos pesquisa documental em diferentes bibliotecas e sites da internet. E por fim realizamos uma análise das entrevistas tendo como referência os textos correlatados ao tema.

RESULTADOS:

A pesquisa aponta vários resultados, tais como: São atendidos na UFMT 30 estudantes pelo PEC-G dentre esses se encontram em sua maioria da África destacando: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau. Desses dois entrevistados pretendem fazer pós-graduação na UFMT, mostrando assim uma forma despertadora no interesse em cursar em uma universidade brasileira. Em contrapartida, os estudantes devem atender alguns critérios, entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da comunidade de países de língua portuguesa (CPLP).

CONCLUSÃO:

Através do estudo realizado foi possível perceber que o papel educacional realizado na UFMT e em outras universidades brasileiras, é incentivar a formação de profissionais qualificados para que ao final do curso este intercâmbio tenha um compromisso não apenas profissional, e sim poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento sócio-econômico e suas várias esferas de inserção social e assim esses jovens serem vistos como uma nova e significativa fatia da sociedade de seu país.

Palavras-chave: Ensino Superior , Jovens Africanos, UFMT.