62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
O SERTÃO JÁ VIROU MAR EM NOVA SOURE: - CANALCIÊNCIA, BIBLIOTECA COMUNITÁRIA MARIA DAS NEVES PRADO E AÇÕES DE INFORMAÇÃO
Márcia Rocha da Silva 1
Geraldo Moreira Prado 1
Lena Vania Ribeiro Pinheiro 1
José Arivaldo Moreira Prado 2
1. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT/MCT
2. OSCIP- Associação Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado
INTRODUÇÃO:
O Brasil, diverso em sua cultura (linguagem, pensamento, educação etc.), tem dificuldades no uso de recursos tecnológicos, e a Internet ainda é ferramenta elitista em muitas regiões. Para garantir que a informação alcance cidadãos e seja extensiva aos pontos recônditos do País, as bibliotecas públicas e, também em alguns casos especiais, as bibliotecas comunitárias cumprem papel essencial. Esses espaços são locus férteis para convergência de ações informacionais, pedagógicas e de divulgação científica, onde a comunidade pode consultar livros e documentos, além de acessar informações na Internet, trocar idéias e discutir problemas. A Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado em Nova Soure (BA), desde sua implantação com vistas à minimização das diferenças sociais, tem reunido acervo documental e bibliográfico, considerando a cultura e os costumes em que está integrada, estimulando os usuários a conhecer e zelar por sua memória, fortalecendo sua identidade e cultura local. Hoje em dia, parte significativa da produção informacional é realizada com o auxílio de ferramentas digitais e difundida por meio de rede de comunicação. Assim, este trabalho - realizado pelo portal CanalCiência do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e essa Biblioteca - tem por objetivo promover a alfabetização informacional para a integração de professores e alunos às tecnologias de informação e comunicação.
METODOLOGIA:
Considerando que um dos objetivos do CanalCiência (www.canalciencia.ibict.br) é o de promover atividades educacionais presenciais apoiadas no uso de tecnologias, com abordagem contextualizada e interdisciplinar de textos de divulgação científica; levando em conta que na denominada Sociedade do Conhecimento os suportes de informações expandiram para além do material impresso; e, ainda, que o histórico das bibliotecas comunitárias como sujeito de conhecimento e sua relação com a educação e aprendizagem é recente, este trabalho teve como público-alvo professores e alunos de escolas do ensino fundamental, médio e do Normal (curso magistério para professores das séries iniciais). Participaram das Oficinas, "Internet: desafios e estratégias no uso da informação em C&T nas bibliotecas do semiárido baiano", 286 alunos e 20 professores de duas escolas públicas, Escola Estadual Profa. Maria de Lourdes Ferreira da Silva e Centro Educacional Profa. Maria Ferreira da Silva, que utilizaram textos do Portal e do Guia Informacional para Professores organizado em 2008 pelo CanalCiência. As Oficinas fizeram parte da 3ª Semana Nacional de Popularização da Ciência e Tecnologia de Nova Soure, em 2009, em sintonia com a 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
RESULTADOS:
A Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado, constituída como OSCIP no Povoado de São José do Paiaiá, em Nova Soure, ao estabelecer parceria somando esforços com o CanalCiência, promove a interação entre leitura e escritura, discussão e estímulo às novas práticas no uso da informação em ambiente escolar. O uso do portal de divulgação científica e do guia informacional como recurso didático (http://biblioteca.ibict.br/phl8/anexos/CanalCienciaGuiaProfessores.pdf) busca estimular a utilização adequada da informação, no formato eletrônico ou impresso, com o propósito de realizar buscas em fontes virtuais com credibilidade, e ajudar a combater o abuso do recurso 'copia' e 'cola', facilitador de apropriação de idéias e falas alheias. Durante as Oficinas, são lançadas questões para reflexão do público escolar, contribuindo ainda na elucidação de conceitos equivocados de assuntos em C&T, e no estímulo e interesse pela ciência e pesquisa científica. A intenção é a de que atividades dessa natureza, de divulgação científica e educacionais, focalizadas na alfabetização informacional, ou competência em informação ("information literacy"), possam contribuir na erradicação do analfabetismo informacional, científico, tecnológico e digital, em especial, em região carente como essa no Brasil.
CONCLUSÃO:
É importante destacar a relevância da informação virtual na sociedade contemporânea, porém, não há dúvida de que as tecnologias da informação e comunicação surgiram facilitando a reprodução dos conteúdos à disposição na Internet. Em Nova Soure, pudemos constatar que estudantes e educadores valorizam as orientações sobre como buscar informações científicas na Rede, como usá-las corretamente e, ainda, como usá-las com base na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e respeito à propriedade intelectual nas citações. As Oficinas, teóricas e práticas, de caráter educativo e incentivador, mostram o efeito multiplicador nas comunidades do semiárido baiano. Para a 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Associação Biblioteca Maria das Neves Prado vem organizando atividades, com vistas a reproduzir experiências similares as de 2009 em Cipó, Itapicuru, Olindina e Paripiranga. A iniciativa leva em consideração o sucesso das práticas presenciais pedagógicas, que foram divulgadas nesses municípios vizinhos. Em Nova Soure, ao estimular o público a pensar sobre a importância da correta e ética utilização da informação, o CanalCiência vislumbra um sertão virando "mar", onde a informação na Rede pode ser "pescada" de forma crítica e reflexiva pelo usuário que passa a navegar mais consciente.
Instituição de Fomento: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)
Palavras-chave: Divulgação científica, CanalCiência, Competência em informação.