62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
CURRÍCULO, NARRATIVAS DE VIDA E FORMAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO DO/NO PROJETO IRECÊ DA UFBA.
Clívio Pimentel Júnior 1
Fabrízia Pires de Oliveira 1
Maria Inez da Silva de Souza Carvalho 1
1. Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
INTRODUÇÃO:

Partindo da compreensão de que as narrativas de vida dos aprendizes se constituem como uma via de acesso às questões existenciais dos sujeitos, incluindo aí, os sentidos atribuídos ao percurso formativo e ao exercício profissional (Josso 2008, Souza 2008), o presente trabalho tenciona investigar as ressonâncias do currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia na prática pedagógica de professores em exercício docente da rede municipal em Irecê/BA. A proposta curricular do curso, não disciplinar, ainda em caráter experimental, que toma como um dos seus dispositivos de avaliação a produção de um Memorial-Formação que é alimentado pelos professores-cursistas durante todo o período de formação, é alvo de diversas pesquisas realizadas no âmbito da linha de pesquisa Currículo e (In)Formação, sediada na FACED/UFBA, contribuindo para as reflexões teóricas no campo do currículo e, mais especificamente, na formação de professores em exercício.

METODOLOGIA:
Optamos por um percurso metodológico que possibilitasse compreender, através da análise das narrativas anunciadas nos trabalhos de conclusão de curso (Memorial-Formação), de que forma os professores-cursistas articulam a sua prática pedagógica com o conhecimento veiculado pelo currículo. Além desta estratégia, foi realizado um debate com os professores-cursistas através de grupo focal, tendo como temática norteadora o registro de memória como estratégia curricular na formação docente. Por fim, estudos de observação e vivência das atividades realizadas no curso complementaram os métodos de coleta de dados, procedimentos estes que se coadunam com os referenciais teóricos que compõem a base epistemológica da pesquisa.
RESULTADOS:
A partir da análise das narrativas memorialísticas bem como dos dados coletados através das estratégias de intervenção, percebemos que o currículo, ao proporcionar a prática da auto-reflexão, do falar de si através do registro de memórias, possibilitou a compreensão dos percursos formativos como particulares, únicos, experimentados por cada professor-cursista de modo singular. A (re)visita às suas histórias de vida, através do resgate de memórias, apontou para uma (re)significação dos seus percursos formativos bem como de suas práticas pedagógicas nas escolas da rede municipal.
CONCLUSÃO:
Através da valorização das experiências e idiossincrasias dos professores-cursistas do referido curso bem como da adoção de uma proposta curricular não disciplinar, adaptável às demandas apresentadas pelos mesmos, fruto do confronto entre os saberes veiculados pelo currículo e o exercício docente, podemos constatar que a opção pelo estilo auto-reflexivo, de investigação do próprio processo formativo, é uma estratégia que tem possibilitado o (re)pensar da lógica estruturante das concepções formativas tradicionais, habituais; concepções fechadas, inflexíveis, presas em suas próprias grades, aliadas ao modelo de ensino transmissivo.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
Palavras-chave: Formação de professores em exercício, Narrativas memorialísticas, Prática pedagógica.