62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO DISTRITO FEDERAL SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA SITUAÇÃO DE POBREZA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Marina Leite Melo 1
1. Departamento de Serviço Social, Universidade de Brasília
INTRODUÇÃO:

A Política de Educação Básica conquistou a universalização do acesso na década de 1990 garantida pelo ECA - Estatuto da Criança e Adolescente -  no artigo 54, mas existe o desafio de manter esses  estudantes nas escolas e promover uma educação de qualidade.  Para atingir tais objetivos é necessário que se trabalhe para além das melhorias internas no processo de aprendizagem nas escolas, a sensibilização a respeito dos problemas sociais da vida destes estudantes e a articulação com as demais políticas sociais se torna um desafio para a superação da baixa qualidade.

Considerando o histórico de pesquisas no Brasil na área da aprendizagem, a presente pesquisa se propõe a investigar de que maneira os professores percebem a influência das situações de pobreza no processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica do Distrito Federal. Este estudo parte da premissa de que a educação faz parte da rede de relações sociais, sendo esta construída a partir dos fenômenos internos e externos à escola. Sendo assim, se faz necessário investigar  se existe a necessidade da  articulação da política educacional básica com as demais políticas sociais, tais como assistência, saúde e  proteção dos direitos da infância e juventude.  

 

METODOLOGIA:

A investigação proposta se inscreve na esfera da pesquisa qualitativa, que busca o fenômeno a partir de um estudo de profundidade, considerando os aspectos dinâmicos e contraditórios intrínsecos do mesmo. O objeto de pesquisa selecionado foi a Escola Parque 210/211 Norte, por acolher estudantes de cinco escolas do Distrito Federal que atendem alunos de 5ª a 8ª séries. Tal instituição é responsável pela execução da esfera artística e desportiva da educação. Apesar de se localizar no centro urbano de Brasília, a escola atende crianças vindas de diversas localidades e realidades sócio-econômicas.

A análise documental da Constituição Federal de 1988, LDB, ECA e Plano Nacional de Educação se configurou como primeira fase da coleta de dados. Como segunda etapa da pesquisa utilizou a técnica da entrevista semi-estruturada, que foi aplicada aos professores e coordenação pedagógica. Como forma de análise de dados foi utilizados quatro eixos de análise: qualidade da educação básica no DF; relação entre as situações de pobreza e o processo de aprendizagem; articulação da escola com outras políticas públicas; abordagem da temática da pobreza na formação profissional.



RESULTADOS:

Qualidade da Educação Básica no Distrito Federal

 

O discurso se construiu na intenção de valorizar os profissionais responsáveis pela execução da política, de certa forma "desresponsabilizar" os professores dos problemas enfrentados na educação básica. Os fatores que influenciam negativamente na qualidade estão na esfera da gestão, da administração, da estrutura física.

A relação entre pobreza e processo de aprendizagem

 

A grande maioria dos professores entrevistados expressaram que as situações de pobreza interferem de maneira negativa no processo de aprendizagem e que já presenciaram casos na Escola Parque em que essa situação foi percebida. A alimentação é vista como principal problema, outros elementos são pautados nas falas como o transporte e as condições precárias das localidades onde moram essas crianças.

 

Articulação da Escola com outras políticas públicas

           

O enfrentamento da pobreza na Escola se dá por meio de doações e mobilizações dos próprios professores. a escola não busca resolver tal problemática através de outras políticas públicas, principalmente pela fragilidade da articulação da educação com as demais políticas.

CONCLUSÃO:

Foi possível perceber que a Escola Parque busca minimizar estas situações com ações paliativas e voluntária dos próprios professores. Portanto, apesar de ser um fator externo a escola, esta busca dentro do que é possível dar respostas às situações de pobreza apresentadas.

No que diz respeito à qualidade da educação, os professores entrevistados não avaliam que a educação como uma política pública que passa por uma crise de qualidade, tal dado foi de encontro com a análise da pesquisadora sobre a situação atual brasileira da política educacional. A Escola Parque trabalha com atividades desportivas e artísticas, é uma escola que não reprova e talvez não sinta no seu cotidiano os problemas relacionados a dificuldade de aprendizagem vivenciada pelos estudantes.

A pesquisa sobre a relação entre pobreza e processo de aprendizagem é relevante por mostrar que as estratégias de combate ao fracasso escolar necessitam articular a política educacional com as políticas de enfrentamento a pobreza. As escolas atualmente não contam com um profissional capacitado para trabalhar com a "questão social", os assistentes sociais têm um papel estratégico fundamental nas escolas para contribuir não somente na questão da pobreza, mas na articulação do espaço escolar com as demais políticas.

Palavras-chave: Política de Educação Básica, Processo de Aprendizagem, Situação de Pobreza.