62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
METODOLOGIAS APLICADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO PARA OS DIFERENTES JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS: O MÉTODO SITUACIONAL NA INICIAÇÃO ESPORTIVA.
Eriberto José Lessa de Moura 1
Adriane de Deus 1
Bernadete Maria de Almeida 1
Tobias de Souza Falcão 1
Wagner Tenório Cavalcante Brito Medeiros 1
1. Centro de Educação - Curso Educação física- Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:

Introdução

 

O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa do GEPDEF (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência e Formação Profissional em Educação Física) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). As atividades dessa pesquisa tiveram como base um mini-curso, que se desenvolveram no ginásio de esportes da instituição tendo como público-alvo os discentes do curso de educação física da Universidade, tendo como carga horária total 08 (oito) horas. O objetivo foi Identificar, caracterizar, criticar e aplicar as metodologias inerentes ao processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento (E-A-T) na iniciação esportiva. Os discentes vivenciaram ações pedagógicas a fim de buscar a compreensão das diferenças, vantagens e desvantagens entre os métodos de ensino aplicados. A proposta justifica-se pela conscientização dos discentes para um modelo didático-pedagógico para sistematização do processo de E-A-T para os diferentes Jogos Esportivos Coletivos (JECs) que se apóia na idéia da Iniciação Esportiva Universal. (GRECO, 1998). As vivências pedagógicas desenvolvidas no presente curso permitiram aos discentes experiências quanto a esse objetivo, possibilitando a superação dialética entre as proposições teóricas por eles assimiladas e a realidade da prática pedagógica.

 

METODOLOGIA:

Métodos

 

O mini-curso iniciou-se desenvolvendo uma revisão da metodologia aplicada ao E-A-T nos JECs. Posteriormente, apresentaram-se os métodos de ensino tradicionais na iniciação esportiva (parcial, global, misto e de confrontação) seguido de uma nova sugestão didático-pedagógica: o Método Situacional, explicando sua estrutura temporal: fases, momentos e níveis de rendimento esportivo nas faixas etárias e acervo das experiências discutindo-se, posteriormente, a capacidade de jogo e o treinamento tático Inicial, posicional e situacional. Após estas etapas foram questionados alguns temas como: capacidade de jogo, iniciação tática e estruturas funcionais. Após apresentou-se atividades práticas do método situacional a partir de suas estruturas e elementos, assim como atividades específicas de determinados Esportes Coletivos (futsal, basquetebol e handebol). Utilizou-se o ginásio de esportes da instituição para as atividades teóricas e práticas, com 25 discentes tendo como recursos: Data show, vídeos, bolas, cones, cordas, banco sueco, bambolês e latas. Como estratégia, a apresentação teórica foi realizada com subseqüentes vivências práticas das metodologias discutidas com paradas estratégicas entre as atividades.

 

RESULTADOS:

Resultados e discussão

 

A avaliação utilizada no curso foi do tipo formativa sendo aplicada durante o decorrer do curso com o objetivo de identificar se as estratégias e recursos utilizados pelos palestrantes, para disponibilizar o conteúdo, estavam sendo eficientes, observando-se a participação dos alunos nas discussões e pela execução das atividades propostas e posterior crítica.  Utilizaram-se como ferramentas os fóruns de discussão, bate-papo e atividades práticas. Foi distribuído um questionário aos participantes com perguntas abertas e fechadas com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos.  Desta forma observou-se o bom entendimento das metodologias apresentadas, com substancial caracterização e crítica sobre cada método.

CONCLUSÃO:

Conclusões

 

O desenvolvimento do mini-curso capacitou os discentes para a realização de reflexões sobre as metodologias empregadas no processo de iniciação esportiva nos JECs chegando às seguintes conclusões: 1. A metodologia do ensino das técnicas (método parcial) era previamente a mais conhecida pelos discentes (90%); 2. Que 60% dos entrevistados não tiveram contato prévio com o método situacional, metodologia proposta pelo mini-curso e; 3. 95% dos participantes após as vivências identificaram a importância na iniciação esportiva do desenvolvimento das capacidades coordenativas e técnico-motoras a fim de solucionar problemas motores específicos de cada modalidade esportiva. E o fato do praticante na iniciação esportiva vivenciar e desenvolver suas capacidades técnicas paralelamente às capacidades táticas, a motivação e o aprender jogando. Por fim, apontou-se para a necessidade de programar, no projeto curricular dos cursos de educação física nas Instituições de Ensino Superior, a discussão sobre as metodologias de ensino empregadas na iniciação esportiva nos JECs com o objetivo de evidenciar necessidades de mudanças na forma de ensino hegemônica conhecida como Método Tradicional Tecnicista.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Metodologias de ensino, Iniciação, Esporte.