62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Analise do tratamento térmico das soldas usadas para revestimento em aços pelo processo MAG e sua variante.
Nian Iury Ferrão Queiroz. 1
Ariana Lobato Peixoto 2
Pablo Rogério de Oliveira Leite 1
Pedro Tupinambá da Memória Cardoso Lima 1
Alberto Dias Sábio 3
Junilce Carla da Silva Lobato 4
1. Depto. de Processos Industriais (Tec. Metalurgia) - IFPA
2. Instituto tecnológico, faculdade de engenharia mecânica/ ufpa
3. Prof. Msc / Departamento de Processos Industriais (Tec.Mecânica) - IFPA
4. Prof. Msc/Orientadora/ Depto. de Processos Industriais (Eng. Materiais) - IFPA
INTRODUÇÃO:
O Tratamento Térmico em metais é um conjunto de operações envolvendo aquecimento, tempo de permanência em determinadas temperaturas e resfriamento sob condições controladas, com o objetivo de melhorar as suas propriedades ou conferir-lhes características pré-determinadas. Para este trabalho o tratamento térmico utilizado foi a normalização que para os aços consiste em aquecimento a uma temperatura um pouco acima da austenitização e resfriamento em temperatura ambiente, com o intuito de refinar o grão, aumentando sua resistência mecânica. Por isso aplicada experimentalmente em amostras soldadas pelos processos MAG (Metal Arc Gas) e MAG-AF (Metal Arc Gas Arame Frio) observando quais as microestruturas resultantes dos processos de soldagem.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento do processo de normalização foi utilizado amostras de aços SAE 1020 com deposição metálica do arame classificado por AWS-A5.18, classe ER 70S-6. Estas foram soldadas em posição convencional e Twin Wire (em que os eletrodos estão lado a lado na posição transversal ao sentido de deslocamento da tocha), velocidade dos arames eletrodos energizados 6, 9 m/min, respectivamente, velocidade dos arames eletrodos não energizados 3, 5 m/min e deslocamento no sentido empurrando. Foi necessário fazer a analise metalográfica anterior e posterior ao tratamento. Foram empregados métodos de lixamento, polimento, ataque químico (Nital 3%) objetivando caracterizar as microestruturas; e logo após, realizou-se a analise metalográfica das peças por microscopia óptica. Durante tratamento térmico as amostras foram colocadas na mufla com taxa de aquecimento 10 °C/min até atingir uma temperatura de 850 °C, com patamar acima da temperatura de austenitização de 20 minutos. Em seguida efetuou-se um resfriamento ao ar.
RESULTADOS:
As microestruturas na zona fundida(ZF) e zona termicamente afetada(ZTA) anterior ao tratamento térmico de normalização eram tipicamente ferrítica acicular. Após o tratamento a textura dos grãos tomou formas granulares (não aciculares) conhecida como Ferrita Poligonal Intragranular influenciando provavelmente quanto a resistência mecânica do material, devido ao alivio de tensões internas da zona fundida. As porosidades permaneceram da mesma forma anterior ao tratamento.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que os parâmetros utilizados para o tratamento térmico estão de acordo com os resultados esperados ao fim do procedimento. Como o tratamento utilizado foi a normalização ocorreu o refinamento dos grãos e possível aumento de resistência do material depositado, tendo em vista que aquecer a peça em temperatura adequada deixando o tempo necessário para que ocorra a austenização e a escolha adequada do meio em que o resfriamento será feito são pontos cruciais para obtenção dos propósitos alcançados.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Pará - IFPA
Palavras-chave: Tratamento , Normalização, IFPA.