62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O ENSINO DE CONJUNÇÕES EM PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ATRAVÉS DA LEITURA E PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO
Maria Isabel Soares Oliveira 1
Tatiana Oliveira dos Santos 1
Mariceia Ribeiro Lima Rodrigues 1
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO:

Trabalhar as conjunções em período composto por subordinação através da leitura e análise de gêneros textuais diversos, com enfoque na análise e na produção de artigo de opinião na 3ª série do ensino médio, é contribuir para que o aluno alcance a habilidade de expor suas próprias ideias em público, com argumentos convincentes, de modo a formar opiniões e melhorar a capacidade lógica (coesão e coerência) na escrita. Nesse sentido, foi aplicado este projeto, com o intuito de analisar a metodologia de ensino-aprendizagem das conjunções em período composto por subordinação e desenvolver o olhar atento do aluno ao sentido que uma pequena conjunção pode estabelecer no enunciado a partir da interação contextualizada. A temática mereceu um olhar mais aprofundado porque interferiu na coesão e consequentemente na coerência dos enunciados produzidos pelos alunos, e pode ser analisada didática e contextualmente ao artigo de opinião.

METODOLOGIA:

O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Açailândia e envolveu os alunos do V módulo da educação básica dos cursos técnicos integrados de Automação Industrial, Eletromecânica e Florestas, com aproximadamente 40 alunos regularmente matriculados em cada turma. Foi organizado em sequências didáticas e executado em duas horas/aulas semanalmente, aliando a teoria argumentativa defendida por RIBEIRO (2009); PLATIN (2008) e a prática pautada em adaptações sugeridas em livros didáticos utilizados no IFMA e em sugestões elaboradas por COCHAR (2009); KOCH (2000) e PONTES (2002). A análise de artigos foi articualda à estratégias de leitura diversificadas para apreensão dos articuladores enunciativo-argumentativos, do processo de referenciação, dos elementos da coesão e da coerência. A experimentação da escrita e reescrita argumentativa surgiu a partir de temáticas sugeridas em sala de aula e os textos com estrutura de artigo de opinião foram selecionados e organizados  em uma coletânea. As atividades foram registradas em fotografias e alguns recortes do trabalho documentado em audio e vídeo, analisados em sala e socializados na comunidade escolar.

RESULTADOS:
O Gênero textual "artigo de opinião" trabalhado em sala de aula, articulado aos conectivos com destaque às conjunções presentes no período composto por subordinação, ajudou os alunos dos cursos técnicos Integrados de Automação Industrial e eletromecânica do IFMA / Açailândia, trouxe melhorias na produção de textos opinativos com argumentos convincentes, coesos e coerentes. A experiência mostrou que a estratégia de ensino-aprendizagem do conteúdo gramatical aliado ao gênero textual "artigo de opinião"favoreceu a compreensão e o uso dos articuladores enunciativo-argumentativos (oposição/contraste/concessão), justificativa, explicação, dentre outros, na tecitura de argumentos com encadeamento lógico-semântico de forma mais segura. A leitura e a análise crítica de textos opinativos incentivou o uso da linguagem formal, de modo articulado e, por isso mesmo, foi útil na organização das ideias escritas. Estes resultados demonstraram a eficácia da metodologia educativa utilizada, pois os alunos apresentaram um bom rendimento na produção argumentativa oral e escrita.
CONCLUSÃO:
Tornou-se evidente que os alunos compreenderam e buscaram apoio na lógica presente no período composto por subordinação, e então passaram a organizar o pensamento escrito numa estrutura mais adequada, expressando pontos de vista definidos semanticamente. Essa compreensão habilitou o aluno do último ano do curso técnico integrado a encontrar sentido e utilidade nas conjunções do período composto por subordinação, e consequentemente na compreensão leitora e produtora de textos. Neste sentido  a exploração do artigo de opinião proporcionou que o aluno vivenciasse em sala, situações de produção textual reconhecendo a função da metacognição da relação lógico-semântica presente na subordinação e passou a dar mais importância á produção argumentativa escrita.
Palavras-chave: Período composto por subordinação, Artigo de opinião, Produção argumentativa.