62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE ADULTOS - DROGAS X VIOLÊNCIA
Lucimary Rendall dos Santos Melo 1
1. Secretaria de Educação da Cidade de Recife/PE
INTRODUÇÃO:
 

O projeto Drogas x Violência teve como proposta despertar nos alunos da EJA por meios de ações educativas a importância da prevenção e efeitos que as mesmas podem trazer às pessoas e sua relação com a Violência, através da compreensão dos riscos e efeitos na qualidade de vida das pessoas e nas consequências que estas vem trazendo para a nossa sociedade. Buscando assim reduzir esta ação no dia-a-dia, elegemos os temas transversais como eixo norteador para o desenvolvimento da prática pedagógica na EJA, através de um trabalho reflexivo, levantando alguns elementos que irão contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a atuar na realidade social, numa dimensão histórica, política e cultural de maneira local e global. O projeto teve como objetivos: Apresentar por meios efetivos a importância da prevenção das Drogas para que cada educando compreenda os riscos e a violência que as mesmas trazem aos seres humanos, as consequências para consigo, para qualidade de vida das pessoas e para nossa sociedade; estimulando-os a entender as diversas formas de informações sobre a Prevenção das Drogas e da Violência, favorecendo uma discussão reflexiva crítica-conscientizadora, articulando a teoria à realidade social.

METODOLOGIA:
 

Para atingir nossos objetivos, foram desenvolvidas uma série de atividades com os alunos de EJA como: Pesquisas sobre as Drogas x Violência; apresentação da composição das Drogas, seus efeitos e riscos; pesquisa e produção de cartazes sobre as Drogas x Violência; produção de textos sobre ações de combate ao uso de Drogas e da Violência; atividade extra-classe com Palestras na Unidade Escolar com a participação de toda Comunidade Escolar sobre as Drogas e a Violência como consequência destas na vida das pessoas, pelo DENARC (Departamento de Repressão ao Narcotráfico), tendo como palestrantes: um Delegado e um Perito Criminal e pelo DESAFIO JOVEM (Instituição Religiosa que trata dependentes químicos e com desvios de comportamentos), tendo como palestrante um ex-usuário, ex-detento e hoje, reabilitado. Buscamos utilizar uma metodologia onde o educando torna-se um agente multiplicador de prevenção, promovendo uma cultura de Paz em diferentes ambientes; e o resgate das aulas extra-classe através da escrita de relatórios, depoimentos e debates realizado em sala pelos educandos.

RESULTADOS:
 

Em relação à prevenção, como resultado, constatamos que palestras, folhetos e manuais se aplicados de forma isolada, não são efetivos como medida preventiva. É possível usar estas estratégias como uma parte do projeto, dentro de um plano mais amplo, cuja principal característica deve ser seu caráter permanente, continuado e contextualizado a cada local. Observamos também que a comunidade escolar ficou sensibilizada através do registro das falas dos educandos sobre as etapas do projeto, da escrita de relatórios, das discussões, dos depoimentos e dos debates sobre o tema proposto para a intervenção na transformação humana, através de mudanças individuais e coletivas; proporcionando uma reflexão sobre a chamada ética cidadã, analisada sob uma cultura de Paz.


CONCLUSÃO:
 

Este trabalho foi de grande relevância para todos que participaram, pois mobilizou a comunidade escolar no sentido de multiplicadores dos conhecimentos inerentes a comportamentos favoráveis à Promoção da Qualidade de Vida, e a conscientização para sua responsabilidade na luta para redução dos danos causados pelas substâncias que provocam dependência física ou psíquica às pessoas, bem como a violência que as mesmas provocam; agir preventivamente é garantir um futuro melhor, para todos os Jovens/Adultos e para toda a sociedade.

Palavras-chave: Drogas, Prevenção, Cidadania.