62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
IDENTIDADES E TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DOS EDUCADORES DO PROGRAMA PROJOVEM URBANO
Maria Emilia Barrios Rodriguês 1
Juliana Pereira 2
Leonor Campos Dias 3
Eliane Ribeiro Andrade 4, 5
Luiz Carlos Gil Esteves 5
Diógenes Pinheiro 5
1. Licenciada em Matemática/UFRRJ
2. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação/UNIRIO
3. Licenciada em Pedagogia/UERJ
4. Coord. Núcleo de Av., Monit. e Pesq. Projovem Urbano/Unirio
5. Prof. do Programa de Pós-graduação em Educação/UNIRIO
INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem como objetivo discutir sobre identidades e trajetórias acadêmicas dos educadores que participam do Programa Projovem Urbano, vinculado a Secretaria Nacional de Juventude. Trata-se de um recorte do relatório "Docentes do Projovem Urbano: Estudo a partir do Survey 2 - 1ª entrada" produzido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas - POPE, da UNIRIO, sob a coordenação da prof. Eliane Ribeiro de Andrade (Coordenadora do Núcleo/Unirio), com base no banco de dados organizado pela Coordenação de Operacionalização da Avaliação do PROJOVEM URBANO, da UFPR, sob a responsabilidade do prof. Paulo Guimarães. A pesquisa teve como foco principal fornecer subsídios no sentido de uma melhor adequação, correção de rumos, redefinição de objetivos e/ou sustentação das propostas do Programa no que se refere ao papel do educador no processo educativo. Este extrato foi resultado da análise de dados coletados por meio da aplicação de instrumento quantitativo, com os docentes que ingressaram na fase inicial do Programa - 1ª entrada, tendo como finalidade fornecer informações significativas sobre o conjunto de educadores.
METODOLOGIA:
Os dados que estruturam a análise proposta para este trabalho foram coletados no processo de aplicação do instrumento relativo ao Survey 2 - 1ª entrada. Foi realizado no período de julho de 2009 em 11 estados brasileiros colhendo a opinião de 419 educadores do Projovem Urbano nas cinco regiões do país, sendo 33,9% da região nordeste, 28,1% da região sudeste, 16,3% da região norte, 15,6% da região Centro-oeste e 6,0% da região Sul. O instrumento quantitativo é composto por 83 questões e fora organizado em 6 blocos temáticos. Entretanto para o estudo aqui proposto, os eixos abordados são: a) identificação: têm como objetivo traçar o perfil dos educadores inseridos no Programa através das questões: sexo, idade e cor/raça; e, b) trajetória acadêmica: este agrupamento permite uma análise sobre a formação acadêmica dos docentes, por meio de perguntas que concernem ao nível de escolaridade, tipo instituição que cursou e se fez ou faz algum curso de pós-graduação. Os docentes envolvidos na pesquisa lecionam 18,4% língua portuguesa, 16,3% matemática, 15,6% língua estrangeira, 15,3% ciências humanas, 14,4% ciências da natureza, 13,9% qualificação para o trabalho e 6,2% ação comunitária como componente curricular.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos por meio da análise quanto à identificação, mostra que o quadro de docentes do Projovem Urbano é feminino com 68,8%, já a participação masculina é de 31,2%; a idade recorrente é de 30 anos (12,1%) e em relação a faixa etária, a maior concentração dos docentes está entre 30 e 39 anos (40,1%); e, quanto a cor/raça, cerca de 53,6% declararam-se pardos e pretos e 41,8% brancos. No que diz respeito a trajetória acadêmica, o estudo mostra que 2,2% dos docentes possuem o Ensino médio e 97,8% possuem Ensino Superior, destes 30% têm a graduação em Letras, 16,3% em Física/Química/Biologia/Ciências ou afins, 15,0% em História/Geografia ou afins, 14,3% em Matemática e apenas 5,2% declararam ter a formação em Pedagogia ou Normal Superior; também foi perguntado o tipo de instituição de Ensino Superior que fizeram sua graduação, 61,3% cursaram em instituições particulares (51,2% em instituições na capital e 10,1% em instituições do interior) e 38,7% cursaram em instituições de ensino público (19,5% em universidades estaduais e 19,2% em universidades federais); dos graduados, temos que 35,1% não iniciaram nenhum curso de especialização e 64,9% cursaram algum tipo de pós-graduação; deste 94,1% possuem especialização latu sensu (360 horas) e 5,9% mestrado ou doutorado.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados apresentados nesse estudo, conclui-se que a identificação e trajetória acadêmica dos educadores que ingressaram na 1ª entrada do Programa Projovem Urbano, constituem um perfil em que a maioria desses docentes são de mulheres entre 30 e 39 anos, auto declaradas pretas ou pardas, tendo formação em nível superior nas áreas em que lecionam as disciplinas do currículo do Programa, e só uma pequena parte desses educadores tem formação em Pedagogia ou Normal Superior. E ainda, metade desses professores se formou em entidades particulares. Tais dados vêm mostrar que o perfil dos professores do Programa reproduz o perfil histórico dos professores no Brasil, onde a profissão docente é identificada como essencialmente feminina, e como foi observado, um número expressivo dos professores cursa algum tipo de pós-graduação, mestrado ou doutorado, o que pode ser interpretado como uma tendência à busca de uma formação continuada e qualificação do trabalho docente na Educação de Jovens e Adultos, indicando a possibilidade de sustentação das propostas do Programa no que tange ao perfil dos educadores.
Instituição de Fomento: Secretaria Nacional de Juventude/Projovem
Palavras-chave: Políticas-públicas, Educação, Projovem Urbano.