62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
HERBIVORIA, CRESCIMENTO E ALOCAÇÃO DE BIOMASSA EM PLANTAS DE SOMBREIRO (Clitória fairchildiana R. A. Howard)
Maria das Graças da Silva 1
Evandro Alves Vieira 1
Gleyscol Demori Proença 1
Alessandra dos Santos Gomes 1
1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
INTRODUÇÃO:

Clitória fairchildiana R. A. Howard, é conhecida popularmente por sombreiro, árvore muito utilizada para arborização urbana e rural. Possui madeira de média resistência, muito utilizada para confecção de brinquedos e caixarias, chega a 12 metros de altura, é nativa da floresta pluvial amazônica e vem se alastrando por todo o território, se adaptando muito bem em áreas adversas a sua origem. Dentre os diversos fatores que afetam a sobrevivência e o crescimento inicial das populações de plântulas a herbivoria é um dos mais impactantes. No entanto, salienta-se que a importância relativa desse fator varia consideravelmente de lugar para lugar, de espécie para espécie e mesmo de ano para ano. O crescimento de plantas em ambientes particulares e as mudanças na alocação da biomassa são considerados respostas à limitação de recursos, como tentativa de maximizar o aproveitamento dos mesmos, onde características associadas como a massa das sementes e disponibilidade de nutrientes, podem influenciar diretamente o vigor das espécies.O objetivo neste estudo foi avaliar o efeito da herbivoria no crescimento e  alocação de biomassa em plântulas de sombreiro em área natural.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado nas dependências da reserva florestal da UFMS no município de Coxim - MS. Os frutos foram colhidos aleatoriamente, levados ao sol até que soltassem totalmente suas sementes. Após15 dias foram semeadas em sacos plásticos próprios para germinação medindo 10x15 cm, contendo 1 kg de solo do tipo serrapilheira, num total de 200 unidades, que foram distribuídas em dois lotes: um sobre o dossel e outro a luz natural plena. Após a emergência, foram realizadas medições de parâmetros de crescimento com 20 plântulas de cada tratamento. Os parâmetros avaliados foram: número de plântulas emersas, o comprimento do sistema radicular, parte aérea e total (cm), massa seca das raízes, parte aérea e total (g), bem como o nível de herbivoria de cada indivíduo predado. Para avaliar o nível de herbivoria foram quantificados os danos causados nas folhas, ramos e ápices. Os níveis de herbivoria foram divididos em quatro categorias: 1) pouco predada - até duas folhas; 2) parcialmente predada - de três a cinco folhas; 3) muito predada - mais de cinco folhas e 4) totalmente predada - sem folhas e com ramos arrancados.

RESULTADOS:
C. fairchildiana apresentou alta taxa de emergência, com valores de 92% e tempo de emergência médio de 08 dias. O comprimento médio da parte radicular das plântulas intactas variou entre os tratamentos de sombreamento e luz constante com valores de 18,7 cm e 13,2 respectivamente.  Para parte aérea a espécie apresentou comprimento médio de 12,4 cm em sombreamento e 9,3 cm na presença de luz, sendo notado a mesma tendência para o comprimento médio total. Foram observadas diferenças nos valores de alocação de biomassa, onde a espécie apresenta investimento na parte subterrânea nos dois taramentos, embora com maior crescimento observado no tratamento de sol . Para a parte aérea os valores de massa seca média do tratamento de sombra foram superiores ao de pleno sol. Pode - se inferir que este resultado indica um maior investimento na parte subterrânea e densidade de raízes, relacionados à captação de água e nutrientes em solo pobre e arenoso. Na herbivoria, foram observadas diferenças na proporção de mortes entre os indivíduos intensamente herbivorados, apresentando altos danos nas folhas, ramos e ápices, ocorrendo principalmente nas categorias 3 e 4. Importante ressaltar que algumas plântulas apresentaram um alto padrão de recuperação, rebrotando rapidamente e evitando que danos sucessivos afetassem a sobrevivência, embora a taxa de mortalidade tenha sido de 58 %.  
CONCLUSÃO:

As plântulas de sombreiro apresentaram maior crescimento e incremento de biomassa no tratamento sombreado abaixo do dossel e tem sua sobrevivência altamente influenciada pela herbivoria, principalmente pelo consumo intenso de folhas e ramos.  A eficiência do crescimento pode ser relacionada com à habilidade de adaptação das plântulas às condições de intensidade luminosa do ambiente, mas fatores como a perda de tecido por herbivoria pode ser determinante na colonização.

Palavras-chave: Sombreiro, Crescimento, Herbivoria.