62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
Assistência de Enfermagem ao paciente portador de empiema pulmonar: relato de caso
Renata Leite Trajano de Almeida 1
Ana Cláudia de Souza Leite 2
Natália Oliveira de Araújo 1
Priscila Albuquerque Brito 1
Vera Lucia Mendes de Paula Pessoa 1
1. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual do Ceará - UECE
2. Profa. Dra. / Orientadora - Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:

O empiema pulmonar é causado principalmente por complicação da pneumonia bacteriana ou abscesso pulmonar, mas pode também ter como causa trauma torácico penetrante, infecção hematogênica do espaço pleural, infecções não bacterianas e, ainda, causas iatrogênicas. Caracteriza-se por um acúmulo de líquido purulento espesso dentro do espaço pleural. As principais manifestações clínicas são febre, dispnéia, dor pleural, tosse, perda de peso e um comprometimento geral do corpo. O diagnóstico do paciente foi possível a partir de suas manifestações clínicas e dos resultados de exames. O presente estudo tem por objetivo identificar os principais diagnósticos de enfermagem, facilitando assim a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem ao paciente portador de empiema pulmonar.

METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo realizado como atividade da disciplina Enfermagem em Saúde do Adulto do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Desenvolveu-se a coleta de dados, em fevereiro de 2010, na unidade de internação do setor de doenças respiratórias de um hospital público de referência em adoecimentos cardiopulmonares situado no município de Fortaleza, Ceará. Os aspectos éticos que envolvem as pesquisas com seres humanos foram resguardados de acordo com a lei 196/96. Buscou-se levantar as características definidoras e fatores relacionados encontrados no prontuário do paciente referente à história clínica, exame físico e aqueles complementares. Em seguida, procedeu-se a leitura e re-leitura das características definidoras e fatores relacionados a luz dos eixos diagnósticos da NANDA e adequação da intervenção a realidade do sujeito à luz da NIC e NOC. Os dados foram organizados em quadros e tabelas para análise descritiva seguindo o pensamento de Worta dos diagnósticos encontrados, atividades e intervenções de enfermagem.
RESULTADOS:

Encontrou-se que o paciente possui 21 anos, procedente de Quixeramobim(CE), internado no dia 27/01/10 com queixas de dor torácica, tosse secretiva e intensa falta de ar: história pregressa de tabagismo, etilismo e hepatopatia crônica com 4 toracocenteses anteriores. Apresentava sinais de crepitações no pulmão direito, sendo evidenciado hidropneumotórax. Portava dreno no pulmão direito com secreção purulenta. Encontraram-se 8 diagnósticos a luz da NANDA: dor aguda; infecção; troca de gases prejudicada; produção de muco aumentada; intolerância à atividade; conforto alterado; padrão respiratório ineficaz; e déficit no auto cuidado. O plano de cuidados objetivou adaptar intervenções da NIC: administrar medicamentos; monitorizar sinais vitais; fornecer suporte de O2; orientar exercícios respiratórios para promover a expansão do pulmão e acerca da doença e procedimentos realizados (toracocentese, dreno, etc.); prestar cuidados específicos com o dreno; e promover conforto ao paciente. A teoria de Worta permitiu visualizar o paciente na dinâmica sistêmica de interelações biopsicossociais e espirituais. Os diagnósticos e cuidados de enfermagem encontrados nesta pesquisa são comumente vistos na literatura voltada para o cuidado clínico da dor torácica aguda e das doenças respiratórias em geral.

CONCLUSÃO:
É essencial que o profissional de enfermagem faça uma coleta de dados de qualidade, buscando as informações suficientes para identificar os possíveis diagnósticos e analisá-los, para então, poder implementar ações de acordo com as necessidades do paciente. Por meio da sistematização da assistência de enfermagem é possível traçar um plano de cuidados efetivo, de forma individualizada e humanizada, priorizando a resolubilidade e qualidade do cuidado prestado.
Instituição de Fomento: Funcap ppsus / Ministério da Saúde - CNPq / UECE
Palavras-chave: Empiema, Enfermagem, Assistência.