62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO FÍSICA/ESTRUTURAL NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DA COMUNIDADE DA ILHA DE DEUS.
Karollina Ingrid Soares do Espirito Santo 1
Thais de Lourdes Correia de Andrade 2
1. Depto de ciências geográficas; Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
2. Profa. Orientadora - Depto de Ciências Geográficas - UFPE
INTRODUÇÃO:
Na ocorrência do processo de urbanização, a paisagem, que segundo Milton Santos (2008) "pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca.", é modificada, de forma que o cenário é reestruturado. Ocorrem alterações no cotidiano de uma comunidade, deixando as pessoas mais susceptíveis a certas doenças antes consideradas de pouca ocorrência e que agora ganham ênfase, entre elas estão as doenças psíquicas. A comunidade da Ilha de Deus, localizada no Bairro da Imbiribeira na Cidade do Recife, passa por um processo de intervenção do projeto urbanístico realizado pela Prefeitura da Cidade do Recife. Este projeto vem sendo efetivado desde 2008. Ele visa a construção de um sistema de saneamento básico. Em função disso é que surgiu o interesse de estudar o objeto em foco, procurando-se verificar as relações de causa e efeito do processo citado na área.
METODOLOGIA:
Com fins de melhor embasar e estruturar a presente análise foi que se procederam algumas etapas. A priori realizou-se uma pesquisa bibliográfica dando suporte à caracterização do problema, a posteriori,observado em visitas in loco. Afim de se obter informações aplicou-se um questionário nas profissionais presentes no posto de saúde local, as senhoras Janete Silva, Eduina Colto e Cristiane Albuquerque, agente de saúde, enfermeira chefe e médica, respectivamente. Em seguida, as informações alcançadas foram confrontadas com os recursos obtidos em pesquisa de gabinete. Diante do exposto, iniciou-se a composição do presente trabalho.
RESULTADOS:
Trazendo a justificativa de que "o que se chama da desordem é apenas a ordem do possível, já que nada é desordenado. Somente uma parte dos objetos geográficos já não atende aos fins de quando foi construída." (Santos, 2008) é que se tenta reorganizar aquele espaço e, devido a esse processo uma nova situação se instala. Os moradores passam a se preocupar com o resultado final da obra de reurbanização da Ilha. Segundo informam a agente de saúde da área, a enfermeira chefe e a médica do posto de saúde, parte dos moradores após o início das obras, passaram a procurar com mais freqüência os serviços oferecidos no posto de saúde local, relatando que estão bastante apreensivos com relação ao clima de instabilidade instaurado devido à incerteza quanto as suas futuras moradias, recorrendo assim ao auxílio de remédios que são receitados nas consultas. Neste caso, os remédios são Diazepam e Amitriptilina, chamados benzodiazepínicos, e atuam como antidepressivos. Eles são distribuídos, para aquela comunidade, pela Prefeitura da Cidade do Recife nas policlínicas dos bairros do Pina e do Ibura mediante apresentação de receita médica.
CONCLUSÃO:
Não se pode afirmar ao certo as conseqüências do uso destes remédios, mas se sabe que seu uso associado ao álcool, às drogas, ou doenças renais, entre outras, podem acarretar em problemas no sistema hormonal, nervoso e excretor. A introdução destes remédios na vida dessas pessoas pode trazer dependência, por isso, deve-se ter cuidado na administração dessas drogas. Uma forma de se tentar melhores resultados mediante este problema observado no local analisado seria um acompanhamento psicológico integrado com a comunidade. Séquito este realizado por um profissional especialista no assunto.
Instituição de Fomento: Diretoria de Assuntos Estudantis - Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (DAE/PROACADE)
Palavras-chave: Reorganização, Remédios, Ilha de Deus.