62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 1. Clínica e Cirurgia
CASUÍSTICA DE TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL (TVT) NA POPULAÇÃO CANINA ATENDIDA NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, NO ANO DE 2009
Maria Ivana Lisboa de Sousa 1
Maria Talita Soares Frade 1
Thais Ferreira Feitosa 1
Rafaela Alves Dias 1
Milenna Nunes Moreira 1
Almir Pereira de Souza 2
1. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
2. Prof. Dr. / Orientador, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
INTRODUÇÃO:

O Tumor Venéreo Transmissível (TVT) é uma neoplasia contagiosa. Sua disseminação ocorre comumente por contato sexual acometendo geralmente a genitália externa dos cães, podendo também se dar através do contato prolongado com superfícies contaminadas de outros animais. Em machos, os tumores são verificados no pênis e/ou no prepúcio e, nas fêmeas, na vagina, vestíbulo e junção vestíbulovaginal, locais primários de implantação. Também pode ter localização extragenital, pelo hábito social de lamber ou de farejar a genitália externa permitindo a implantação de células neoplásicas e o seu crescimento em sítios extragenitais.

É uma das principais neoplasias caninas, cosmopolita, com maior incidência em locais onde há cães soltos.

Macroscopicamente apresenta pequenas áreas elevadas, com aspecto de couve-flor ou nodular, cor de carne, placa friável, com presença de secreção e possível infecção bacteriana secundária. Em casos mais avançados pode se observar prurido e mudança de comportamento.

Devido à necessidade do detalhamento dos fatores que predispõem ao aparecimento do TVT, objetivou-se com este trabalho estabelecer parâmetros quanto a predisposição racial, sexual e faixa etária, além de verificar a localização mais freqüente da lesão.

METODOLOGIA:

Foi realizado um estudo retrospectivo a partir das fichas clínicas objetivando buscar informações a respeito das características epidemiológicas de TVT canino de animais atendidos no Hospital Veterinário (HV) da Universidade Federal de Campina Grande.

Nas fichas clinicas foram avaliadas informações referentes à idade, sexo, raça, localização do tumor e exame clinico.

A coleta para o exame citológico foi feita pela impressão em lâmina de microscopia ("imprint"), um método simples, de rápida execução e baixo custo, sendo realizada no ambulatório de Clínica de Pequenos Animais do Hospital Veterinário. Após a coleta, a lâmina foi corada pelo método panótico rápido e em seguida foi analisada em microscopia óptica.

Na microscopia avaliou-se inicialmente a celularidade da amostra e distribuição das células (objetiva 10x) seguidas do detalhamento das características celulares, contagem de células e verificação das características de malignidade citológica (objetiva 40x).

RESULTADOS:

No HV da UFCG foram requeridos exames de "imprint" em 45 animais com suspeita de TVT. Destes, 32 (71,11%) foram positivos e 13 (28,89%) negativos. Em todos esses animais o tumor era localizado na área genitália, mas com pouco comprometimento externo.

A ocorrência de TVT foi maior em fêmeas do que em machos (59% e 41%, respectivamente). A maior casuística em fêmeas pode estar relacionada com o comportamento típico destas em aceitar maior número de parceiros durante o período fértil.

Cães sem raça definida (SRD) foram mais acometidos (65,6%) seguidos pela raça Poodle (21,9%), Pinscher (9,4%) e Perdigueiro (3,1%). O maior índice do TVT em animais SRD pode estar relacionado ao maior acesso da população carente, em sua grande maioria proprietários de animais SRD, aos serviços do HV, bem como a localização deste em uma região com muitos cães não domiciliados o que facilita a transmissão da enfermidade entre estes, mas que pode acometer cães de qualquer raça.

A faixa etária dos animais com TVT variou de 04 meses a 12 anos, com maior prevalência nos animais entre quatro a seis anos, certamente relacionada pelo período de maior atividade sexual.

Os casos de TVT foram estáveis durante todo o ano. Entretanto, no mês de março a incidência foi maior registrando-se um total de 08 casos positivos.

CONCLUSÃO:

Do presente estudo pôde-se concluir que o TVT apresentou um maior índice de diagnóstico em animais adultos, mestiços e fêmeas. A localização predominantemente da neoplasia foi a região genital, devido o acasalamento ser a principal forma de transmissão.

Constatou-se que a técnica do "imprint" é uma forma prática, rápida, barata e segura para diagnosticar o TVT.

Campanhas de prevenção devem ser realizadas com o intuito de esclarecer aos proprietários a importância do controle de natalidade e evasão de cães errantes, pois desta forma os animais ficam susceptíveis a adquirir esta enfermidade.

Palavras-chave: Cães, Imprint, Neoplasia.