62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DIFICULDADES MATERIAIS E DE APRENDIZAGEM
Marilene Gomes de Sousa 1
Francisco Reynaldo Martins Gabriel 1
Julio Neto dos Santos 1
1. Unidade Acadêmica de Letras, Universidade Federal de Campina Grande / UFCG
INTRODUÇÃO:

Com a transposição das fronteiras internacionais e a comunicação pela internet, aprender uma língua estrangeira como a língua inglesa, é indispensável para a formação do indivíduo que está inserido num contexto social globalizado, pois o aprendizado dessa língua abre portas para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural. Ensinar Língua Inglesa nas escolas públicas tem se tornado cada vez mais um desafio para os profissionais que atuam nessa área, uma vez que, o ensino dessa disciplina no âmbito educacional público passou e passa por diversas dificuldades relativas à falta de material didático, à ausência de um ambiente propício para aprendizagem da Língua Inglesa, carga horária insuficiente. Essas questões têm implicado direta e indiretamente na qualidade do ensino e aprendizagem de Língua Inglesa. Esse estudo tem como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas pelo professores no ensino de Língua Inglesa da rede pública, bem como apontar possíveis soluções para esses problemas.

METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de campo de cunho descritivo e exploratório e de coleta de dados. Dar-se-á uma abordagem quali-quantitativa dos dados coletados dos professores da rede municipal de ensino, na região compreendendo as cidades pólos de Sousa e Cajazeiras e municípios circunvizinhos. O estudou compreendeu a uma pesquisa feita por meio de questionários estruturados que possibilitaram a coleta dos dados e informações necessários para a obtenção de um perfil aproximado da realidade dos professores na área que foi focalizada. Para a análise dos dados obtidos junto aos participantes, tomou por base a análise de conteúdo e discussão com a literatura pertinente.
RESULTADOS:

Participaram desse estudo professores da rede pública de Ensino Fundamental das cidades de Sousa e Cajazeiras e municípios circunvizinhos. Os professores são 87% do sexo masculino, estado civil 63% são casados, com média de idade entre 35 e 51 anos e tempo de formação entre 3 e 27 anos e em relação ao tempo de serviço na rede pública de ensino a média foi de 10 anos. Os principais resultados obtidos das questões subjetivas indicam que 87% dos participantes veem a necessidade de ensinar Inglês para que o aluno da rede pública sinta-se incluído na sociedade globalizada. Segundo Cerqueira o inglês está se tornando cada vez mais imprescindível no mundo. A globalização faz com que a língua se torne algo fundamental nos tempos atuais. Na visão de 85% dos professores, a falta do livro didático na maior parte das escolas públicas, é um dos fatores que desestimulam o aluno, em relação à carga horária, 100% destes, discorreram que esta tem sido insuficiente para a aplicação do conteúdo, em relação ao ambiente de aprendizagem, 90% dos professores disseram que nas escolas em que ensinam não dispõem de uma sala de áudio e vídeo exclusiva para a disciplina. Segundo o relato dos professores essas dificuldades têm interferido na prática pedagógica e no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.  

CONCLUSÃO:

Conclui- se que, as três maiores dificuldades existentes na rede pública de ensino são: a falta do material didático para professores e alunos, ausência de salas especiais que tenham suporte para as aulas de explanação da língua e carga horária insuficiente para trabalhar o vasto conteúdo da língua inglesa. Para melhorar a qualidade de ensino da Língua Inglesa no ambiente escolar público e estimular os alunos a participarem das aulas, é indispensável que o Ministério da Educação se preocupe em enviar para as escolas públicas o material didático necessário para professores e alunos. Observa-se que essas dificuldades aqui abordadas têm servido de empecilho para a ascensão da aprendizagem dessa língua. Grande parte dos professores busca trabalhar em sala de aula as quatro habilidades, ou seja, (ler, escrever, falar e ouvir), mas a falta do material didático, de um ambiente propício e de uma carga horária adequada tem contribuído de forma direta e indiretamente para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa.

Palavras-chave: Língua Inglesa, Ensino e aprendizagem, Escola pública.