62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
A ROBÓTICA ATRAVÉS DA MANIPULAÇÃO DE OBJETOS DE BAIXO CUSTO COMO FATOR INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO
Emerson de Souza Lima 2, 1
1. Colégio Djanira Tavares -CDT
2. Universidade Estadual da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:
Cabe à escola o dever de ser o espaço de formação de pessoas com novas competências e dotadas de um olhar mais crítico e construtivo, marcado pela utilização das tecnologias para que tenham condições de efetivar aprendizagens significativas e gerar os melhores resultados para a vida em sociedade. Assim sendo, a tecnologia deve ser um ponto de partida de uma grande revolução do ensino nos nossos dias trazendo consigo a robótica a serviço da educação, em que os alunos participam do processo de construção, montagem, automação e controle dos dispositivos. Dessa forma projetos de robótica a favor da construção de ambientes de ensino que promovam a construção de conhecimentos através do desenvolvimento de projetos poderão contribuir para a formação das competências para atuação profissional. O estudo é fruto de pesquisas bibliográficas e experiências desenvolvidas na junção de conhecimentos teórico-práticos que auxiliem e comprovem a temática desafiadora da robótica no currículo e como parte de estudos interdisciplinares na escola, tendo em vista, melhor desenvolver o processo de ensino-aprendizagem no ambiente de robótica educacional assim sendo, a utilização de materiais de baixo custo ou até mesmo reciclados, aliado à confecção de uma interface caseira também de custo baixo, podem tornar possível a inclusão do estudo da robótica e/ou mecatrônica nas escolas estaduais e municipais de ensino, proporcionando aos alunos e professores o desenvolvimento de saberes e de novas perspectivas de ensinar e de aprender.
METODOLOGIA:
O estudo alicerçou-se numa abordagem qualitativa, exploratória e colaborativa que envolveu vivências teóricas e prática num conjunto de relações de aprendizagem cooperativa entre todos que participaram do estudo. Os dados foram obtidos através de participação direta do pesquisador em interação com o grupo que atuou no processo de construção de um projeto com o nome "Ponte Elevadiça". como parte das atividades curriculares do lócus de estudo, além da pesquisa em fontes de referência - como as publicações que abordam a contribuição da robótica para o desenvolvimento das competências cognitiva superiores, construção e execução de circuitos e placas controladoras - todas voltadas à utilização de materiais de baixo custo e/ou reciclados, voltados ao contexto dos projetos de trabalho e úteis a esta construção de aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se em reuniões semanais as quais contaram com a presença, orientação e supervisão dos professores das áreas envolvidas. As reuniões foram registradas através de foto e observações, além de questionários realizados com alunos e professores envolvidos no estudo. Os questionários foram semi-estruturados, ou seja, contendo questões objetivas e subjetivas, na finalidade de conhecer os perfis de alunos e professores envolvidos, no que diz respeito aos conhecimentos de informática que cada um possuía, da utilização do computador como ferramenta mediadora da aquisição de conhecimento, das expectativas criadas em relação ao projeto e seu desenvolvimento e ao final.
RESULTADOS:
O Projeto Ponte Elevadiça foi a síntese representativa de um projeto interdisciplinar e colaborativo realizado no contexto deste estudo e apontou as possibilidades da aplicação da Robótica com materiais de baixo custo. Neste sentido, este teve a função de ser um marco inicial para uma futura instalação de um laboratório de informática integrando as disciplinas de Física e Matemática para uso dos alunos, como espaço de mediação por parte dos professores em momentos de aulas teóricas e práticas de construção e fomentação de conhecimentos. Dados como: 65% dos alunos envolvidos no projeto confiavam no seu êxito, 75% consideram que o computador é hoje, uma importante ferramenta de auxílio ao estudo, 70% aprovaram o uso de materiais de baixo custo e/ou reciclados utilizados na robótica, dentre outros, reforçam a perspectiva de que o norteamento construcionista com que foi realizada a intervenção para a construção e realização do projeto, fez com que os alunos tirassem proveito do mesmo, agregando assim, valores à convivência dos grupos tornando-a significativa ao desenvolvimento da aprendizagem. Em síntese, afirma-se que um novo olhar precisa ser dado para o estudo da robótica, tanto no âmbito público de ensino regular e superior, como também privado, para que o mesmo seja explorado de forma orientada, que tenha seu lugar no currículo e possa assim, favorecer com sua riqueza e concepção, a aprendizagem e desenvolvimento do ser, em seu mundo atual e não apenas como uma forma de status em escolas de poder aquisitivo.
CONCLUSÃO:
É a escola o ambiente que deve propiciar aos alunos um espaço onde as novas competências, assim como novos olhares críticos e construtivos possam ser explorados principalmente, na utilização correta e inovadora das novas tecnologias, que possam resultar em uma aprendizagem significativa e gerar cidadãos com melhores resultados para a sociedade. Assim sendo, tendo como ponto de partida a informática agregada a novos conceitos como a robótica e a mecatrônica a serviço da educação, novas experiências podem ser promovidas, onde os alunos, agora são sujeitos fundamentais da construção do projeto, o que resulta em uma gama de novas competências atribuídas a esses estudantes. Diante de todo o processo de pesquisa e estudos realizados é possível afirmar, que este traz dados relevantes que podem configurar-se como achados úteis e significativos: . Apontar a validade que possui a idéia da construção de laboratórios e/ou ambientes na escola que abranjam experimentos construídos por alunos e professores e expressos no currículo; . Afirmar a robótica como elemento que agrega valores à disciplina de informática educacional, assim como, de servir como elo interdisciplinar na busca e exploração de novos projetos e novas tecnologias; . Comprovar a viabilidade da utilização de materiais de baixo custo para o estudo e desenvolvimento da robótica em ambientes de ensino público, já que os mesmos necessitariam de pouco ou quase nenhum recurso, proporcionando também uma reciclagem de materiais quando considerados sucata.
Instituição de Fomento: Colégio Djanira Tavares - CDT
Palavras-chave: Robótica Educacional, Interdisciplinaridade, Baixo Custo.