62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
conhecimento cinesiológico dos profissionais de Musculação em academias de FORTALEZA-CE.
Leandro Araújo Carvalho 1
Rossman Prudente Cavalcante 2
1. Depto. de Pós - Graduação, Faculdades Nordeste - FANOR.
2. Professor/Orientador - Universidade de Fortaleza - UNIFOR
INTRODUÇÃO:

Os conhecimentos da cinesiologia são importantes para uma coerente intervenção do profissional de educação física em todas as áreas de atuação, especialmente no que diz respeito a prática das atividades de musculação em todos os seus âmbitos (VERENGUER, 2003). Ao considerarmos o atual cenário do mercado de trabalho, detectamos rapidamente uma ampliação da diversidade de respostas especializadas, requerendo cada vez mais profissionais qualificados para atender as novas e futuras demandas sociais (VERENGUER, 2003). Na musculação, a terminologia cinesiológica é de fundamental importância para a qualificação dos profissionais, bem como a conscientização dos mesmos acerca do trabalho que estão realizando e a escolha das atividades corretas e coerentes para as mais diversificadas aplicações, incluindo a seleção dos exercícios, correção e aperfeiçoamento da técnica de execução. Assim, o trabalho objetivou avaliar o conhecimento cinesiológico dos acadêmicos e profissionais de Educação Física que atuam em academias de diferentes modelos de serviço, através do conhecimento do músculo responsável pelas ações concêntricas de exercícios de cadeia cinética fechada.

METODOLOGIA:

O presente trabalho caracterizou-se como um estudo transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 40 profissionais formados em educação física e acadêmicos de ambos os sexos que já haviam cursado as disciplinas de musculação e cinesiologia e estivessem em plena atividade profissional nas academias visitadas. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2008, através de questionário que avaliou 16 grupos musculares responsáveis pelas principais ações musculares concêntricas. O questionário foi aplicado pelo próprio pesquisador com imagens da posição inicial e final de vários exercícios de cadeia cinética fechada e o questionamento do(s) nome(s) do(s) músculo(s) responsável (is) pela ação muscular concêntrica. As perguntas, bem como as respostas foram elaboradas com base nos conhecimentos contidos em livros clássicos de cinesiologia e biomecânica. Os resultados foram avaliados através da estatística descritiva e apresentados na forma de gráficos elaborados através do software EXCEL, contendo principalmente as freqüências relativas das respostas corretas e/ou incorretas. Este projeto de pesquisa atendeu a todos os requisitos exigidos pelo Comitê de Ética da UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - COÉTICA, segundo a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde - CNS.

RESULTADOS:

Dos 40 profissionais e estagiários avaliados, 70% não conseguiram identificar duas ações musculares concêntricas por exercício. Ao verificar o percentual de respostas erradas em relação apenas a uma das ações musculares concêntricas nos diferentes modelos de serviço, mais da metade da amostra 55% equivocou-se na resposta. Em relação à análise das respostas erradas por exercício, os resultados mostram que a maior parte dos erros foi encontrada nos exercícios para o tronco e membros superiores, sendo que o percentual de respostas erradas no exercício remada com adução de escápulas atingiu 79%. Importa destacar o percentual de profissionais e estagiários que errou mais da metade das questões (pelo menos 8 questões), os resultados estão descrito na figura 4, onde pode ser observado o caso da academia vinculada à associação esportiva, em que 90% dos professores erraram pelo menos a metade das respostas possíveis. Em relação à análise das respostas erradas por exercício, os resultados mostram que a maior parte dos erros foi encontrada nos exercícios para o tronco e membros superiores. Em um estudo de Chiesa (2002), a maioria dos profissionais de Educação Física considerou-se pouco preparada para assumirem a responsabilidade técnica de uma sala de musculação.

CONCLUSÃO:

Independente do modelo de serviço, o conhecimento cinesiológico dos profissionais e estagiários de Educação Física que atuam na área de musculação deixam muito a desejar, até em questões básicas como a identificação das ações musculares concêntricas de exercícios tradicionais de cadeia cinética fechada. Entre os modelos de serviço avaliados, o "personal trainer" foi o que apresentou conhecimentos cinesiológicos mais aprofundado e mesmo assim, os resultados foram bem aquém do que se espera para a prestação de um serviço tão especializado.

Palavras-chave: Educação Física, Cinesiologia, Musculação.