62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
TRAJETÓRIAS ESCOLARES E CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE MIGRANTES PARAGUAIOS EM CAMPO GRANDE/MS: DADOS E ANÁLISE DE FONTES DOCUMENTAIS E HISTÓRICAS
Silvia Salomão Ishikawa de Andrade 1
Jacira Helena do Valle Pereira 2
1. Depto. de Educação - UFMS
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação - UFMS
INTRODUÇÃO:
Nesse trabalho apresentamos dados e análise de fontes documentais e históricas oficiais e não-oficiais visando a compreensão da constituição identitária e as trajetórias escolares vivenciadas pelos migrantes paraguaios no estado de Mato Grosso do Sul, em especial em Campo Grande. Esse é um conhecimento relevante tendo em vista que no final do século XIX e início do XX, nas regiões fronteiriças entre Brasil e Paraguai, a maioria da população era de paraguaios. Mesmo assim ainda são parcas e esparsas as informações sobre esse grupo étnico.
METODOLOGIA:
Os dados foram coletados em arquivos pessoais de migrantes paraguaios, nos acervos do Arquivo Histórico de Campo Grande - ARCA (Municipal), do Arquivo Público Estadual e da Biblioteca Estadual Isaías Paim, todos localizados na cidade de Campo Grande/MS. Para compreendermos o desenho das trajetórias escolares vivenciadas pelos migrantes paraguaios foram necessárias entrevistas com família de migrantes paraguaios de três gerações residentes em Campo Grande, nesse caso aplicamos a técnica de história de vida (QUEIROZ, 1988), numa tentativa de desvendar mais do que aspectos da vida privada e, sim captar elementos de pertença da comunidade paraguaia no estado e na capital, bem como experiências vividas comuns a todos do grupo étnico.
RESULTADOS:
Ao levantarmos as fontes históricas e documentais que relacionavam os migrantes paraguaios no estado, foram possíveis a confirmação da invisibilidade desse grupo étnico e os meandros do processo migratório para o estado de Mato Grosso do Sul. Essa invisibilidade dos paraguaios e a aversão que sofriam dos moradores dessa terra, foram duas características evidenciadas e que são relevantes para a compreensão do processo de constituição dos sujeitos, pois de acordo com Bourdieu (2007) estão imbricadas entre a história coletiva que produz nossas categorias de pensamento, e a história individual, singular de inculcação dessas categorias, ou seja, são elementos que constituem o imaginário e a identidade da população paraguaia. A escolarização dos migrantes paraguaios no começo do século XX enfrentou preconceitos, diferenças culturais, econômicas e a dificuldade institucional, ou seja, o próprio estado não provia as condições adequadas para a escolarização mínima.
CONCLUSÃO:
Em síntese, compreendemos que a construção da identidade do migrante paraguaio ocorreu em relações permeadas por preconceitos e discriminações, e que as trajetórias escolares empreendidas no início do século XX, ocorreram prioritariamente para se aprender a ler, escrever e contar. No presente século as necessidades econômicas e de subsistência impeliram os paraguaios ao trabalho, mas conforme foram se estabelecendo economicamente, aumentaram os investimentos para que os seus descendentes se dedicassem exclusivamente aos estudos, (re)pondo elementos positivos na identidade dos migrantes paraguaios em Mato Grosso do Sul.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: migração, paraguaios, trajetórias escolares.