62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
MARKETING DE RELACIONAMENTO: SÃO LUÍS, HOTELARIA E TURISMO
Rosa Cristina Diniz Ferreira 1
Davi Alysson da Cruz Andrade 1
Cisnália dos Santos Dias 1
Lourdenete Cecília dos Anjos Costa 1
Valdenira da Silva 1
1. Departamento de Turismo e Hotelaria, UFMA
INTRODUÇÃO:
A palavra marketing vem de market, do inglês, que se significa mercado. Para alguns autores significa a "sintonia de mercado" (SOUKI, ano 2003, p. 27). E para Theodore Levin, "é preciso gerar e manter consumidores". "O marketing de relacionamento é aquele que se mantém por promover a fidelidade entre o profissional do marketing e o cliente" (KOTLER, ano 2004.). Atualmente o marketing é uma ferramenta essencial para das atividades em geral. Este é uma subárea especifica responsável por promover a fidelidade de seus clientes. Em São Luis a capital do Maranhão, as atividades hoteleiras e turísticas precisam de um relacionamento, pois é fundamental para todos que estão envolvidos: governo, comunidade local e os empresários. São Luis, que adquiriu o titulo de Capital da Cultura em 2009, possui um parque hoteleiro em amplo desenvolvimento devido à consolidação da atividade turística que ocorre em conseqüência dos seus atrativos culturais e naturais ímpares.
METODOLOGIA:
A metodologia usada foi à pesquisa em campo, ou seja, aplicação de questionários, para varias áreas de atuação, para os profissionais de marketing, estudante, turistas que se encontravam na cidade que veio para passeio ou para negócios, e os próprios ludovicense, hotéis de pequenos, médios e grande porte, para agencias de turismo e viagens, referencias bibliográficas da área, e conhecimentos específicos. Com 65% do questionados foram para hotéis, pousadas, agencias de turismo e de viagens, e 35% para estudantes, profissionais da área, para os próprios ludovicense, e para os turistas que estavam na cidade. O marketing de relacionamento, no âmbito profissional da hotelaria e turismo na cidade faz com que os interesses aumentem cada vez mais para que possa ser desenvolvido de forma que todos participam e tenham conhecimento.
RESULTADOS:
No decorrer do trabalho pesquisado, estudado pode se perceber uma deficiência no mercado do marketing de relacionamento entre a cidade de São Luis, Hotelaria e Turismo. Porem a hotelaria busca aparece de tal forma ela seja a principal atração quando vier se hospedar, colocando em pratica as promoções das diárias, os pacotes, e o que tem a oferecer para os hospedes durante a sua estadia, por exemplo, os teatros que estão em cartaz, às atrações que vão ter nos locais mais freqüentados, como bares, restaurante, praias, locais turísticos para que eles possam se sentir bem voltando para o hotel e saindo satisfeitos com o produto vendido. A cidade já estar acostumada a mostrar coisas que atraem o publico para se envolver nas ações que estão oferecendo. São Luis é uma cidade cheia de mistérios, mas que ainda há muitos a serem descobertos, pois é de uma beleza inexplicável. Planejar, executar um plano de marketing para que se viabilize uma real situação do que é preciso para chegar ao objetivo valido. Para que se faça um marketing de ações que chamem realmente a atenção do publico é preciso que nele mostre as reais intenções, e que seja convincente para seja divulgado e seja aprovado por todos.
CONCLUSÃO:
O estudo desse mercado foi bem, pois serviu para viabilizar melhor os reais problemas que estão acontecendo na própria cidade, e estar por dentro do que pode ser feito, através de estudo, pesquisas em campo, de mercado mais especifica e abrangente do que pode ser realizado. O marketing de relacionamento pode ser expresso também por forma de social, democrático e de ações competitivas de resultados imparciais com ajuda de pessoas interessadas para contemplar as ações propostas. Entanto a cidade de São Luis tem muito a oferecer, e principalmente quando têm muito para dar a ela, como os turistas que vem para visitar, contemplar as belezas que existem, as histórias, no resultados da pesquisa feita para desenvolver este trabalho, e a conclusão que levou a descrever sobre ele, é pela importância do marketing de relacionamento no âmbito da cidade, hotelaria e turismo, pôr os pontos fortes foram o marketing da própria cidade de São Luis, através de divulgar o que a cidade tem a oferecer para os turistas e para os próprios ludovicense. A hotelaria em si, traz oportunidades para o desenvolvimento de novas áreas mesmo ramo do empreendimento. Por exemplo, o turismo também uma abrangência muito grande na cidade, que estão muito mais rápidas no seu desenvolvimento de conhecimentos específicos.
Palavras-chave: Marketing, Relacionamento, São Luís.