62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 12. Engenharia Química
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FUNCIONAL DE EXTRATOS DAS FOLHAS DE Anacardium occidentale L.
Nayane Carla Márcia Cavalcanti de Sá Leitão 1
Camila Gambini Pereira 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Visando contribuir com estudos sobre a investigação da composição química e ação farmacológica de plantas medicinais e considerando a importância de compostos fenólicos como antioxidantes, o presente trabalho teve como objetivo determinar o teor de fenóis totais, pelo método Folin-Ciocalteu, através do extrato etanólico de quatro plantas medicinais do semi-árido potiguar: Anacardium occidentale L., Origanum vulgare., Thymus vulgaris., Psidium guajava.
METODOLOGIA:
A quantificação espectrométrica foi realizada em extratos etanólicos obtidos pelos seguintes métodos: extração a frio (EF): ultrassom, e extração a baixa pressão; e extração a quente (EQ): Soxhlet. A quantificação do teor de fenóis totais foi determinada em cada extrato, utilizando a metodologia descrita por Singleton et al. com algumas modificações, utilizando o reagente de Folin-Ciocalteu. Este reagente consiste em uma mistura dos ácidos fosfomolibídico e fosfotunguístico, no qual o molibdênio e o tungstênio encontram-se no estado de oxidação 6+. Em presença de certos agentes redutores, como os compostos fenólicos, estes originam os chamados molibdênio azul e tungstênio azul, nos quais a média do estado de oxidação dos metais está entre 5 e 6 e cuja coloração permite a determinação da concentração das substâncias redutoras.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos da quantificação do teor de fenóis totais (FT) apresentaram altos teores de compostos fenólicos. O menor teor de FT foi registrado no extrato EtOH de Origanum vulgare obtido por Soxhlet, e o maior teor, no extrato EtOH de Anacardium occidentale L, obtido pelo processo de LPSE.
CONCLUSÃO:
Obteve-se resultados satisfatórios quanto a teor de fenóis totais (FT) quando comparados a dados de outras espécies descritos na literatura, ampliando a possibilidade de extratos naturais serem direcionados para produção de novos produtos na indústria alimentícia e farmacêutica.
Instituição de Fomento: Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRN
Palavras-chave: Compostos fenólicos, Processos de extração, Fenóis totais.