62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
AVALIAÇÃO DO VER-MI-SAL® NO TRATAMENTO DAS HELMINTOSES GASTRINTESTINAIS DE BEZERROS NO SEMI-ÁRIDO PARAIBANO
Vinícius Longo Ribeiro Vilela 1
Thais Ferreira Feitosa 1
Gabriela Lucena Longo da Silva 1
Isabella Maria Lira Tavolaro de Siqueira 1
Érico Luis de Barros Correia 1
Ana Célia Rodrigues Athayde 2
1. Universidade Federal de Campina Grande / UFCG
2. Profa. Dra. / Orientadora Universidade Federal de Campina Grande / UFCG
INTRODUÇÃO:

O rebanho bovino brasileiro sofre prejuízos causados pela ação direta e indireta de parasitos, refletindo num menor ganho de peso, maior mortalidade, menor rendimento da carcaça, menor produção de leite, gastos com antiparasitários, com mão de obra e outros parâmetros de produtividade.

O uso excessivo de vermífugos tem desenvolvido cepas de parasitos resistentes aos diversos grupos de anti-helmínticos disponíveis no mercado, gerando a necessidade do estudo de novas formas de tratamento e controle destas parasitoses.

Os vermes sugadores de sangue possuem um equipamento respiratório do tipo aeróbio, porém os ambientes em que eles vivem, estômago e intestinos são do tipo anaeróbio. Dessa forma, a busca pelo oxigênio se torna necessária, fazendo com que os vermes permaneçam com a parte anterior de seu corpo embebido na mucosa. O VER-MI-SAL® aumenta a biodisponibilidade do ferro e outros microminerais, altera os processos oxidativos levando a esses parasitas, segurança e desnecessidade da fixação na mucosa, provocando então a expulsão dos vermes intestinais.

O presente trabalho objetivou verificar a eficiência do VER-MI-SAL®, um produto à base de ferro, cobre, cobalto, manganês e iodo no tratamento das helmintoses gastrintestinais de bezerros no semi-árido paraibano.

METODOLOGIA:

O experimento foi desenvolvido no período de Dezembro de 2009 a Fevereiro de 2010, em uma fazenda pertencente à cidade de Patos, na mesorregião do sertão paraibano.

Foram utilizados 36 bezerros, sem padrão racial definido, 18 machos e 18 fêmeas, com idades variando entre cinco e seis meses, divididos em dois grupos: Grupo 1 - composto por nove bezerros machos e nove fêmeas, tratados diariamente com o VER-MI-SAL® durante 90 dias, além da fonte de macrominerais; Grupo 2 - composto por nove bezerros machos e nove fêmeas, que receberam apenas sal mineral comum, servindo como controle negativo.

Para avaliação dos animais foram realizadas coletas de fezes no dia zero e a cada 15 dias até completar noventa dias de tratamento. As amostras de fezes eram coletadas diretamente da ampola retal dos animais, identificadas e posteriormente encaminhadas ao Laboratório de Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos da UFCG, campus de Patos - PB.

Os exames de fezes realizados foram o OPG (Contagem de Ovos Por Grama de Fezes) e a Coprocultura, para a contagem e identificação dos gêneros de larvas infectantes. Para a avaliação da eficácia dos tratamentos foi realizado o teste de RCOF (Redução na Contagem de Ovos Fecais).

RESULTADOS:

Durante os três meses de experimento, foram realizadas sete coletas: uma no dia zero e as outras nos dias 15, 30, 45, 60, 75 e 90 pós-tratamento. A média de OPG no dia zero para o Grupo 1 - VER-MI-SAL® foi de 466,6; para o Grupo 2 - Controle foi de 402,7.

A partir do dia 15 pós-tratamento observou-se no teste de RCOF (Redução na Contagem do Ovos Fecais) uma redução de 32% (média de 317,3) no OPG do Grupo 1 - VER-MI-SAL® em comparação ao Grupo 2 - Controle. Com 30 dias pós-tratamento a redução já era de 76% (média de 112,0) e a crescente redução foi mantida até os 90 dias pós-tratamento, onde chegou a 88% (média de 46,7).

Nas leituras das coproculturas, em ambos os grupos, o Trichostrongylus sp. foi o gênero mais prevalente, seguido pelo Haemonchus sp., Bunostomum sp., Oesophagostomum sp. e Cooperia sp., não havendo alterações na sequência em nenhuma das amostras.

Pode-se afirmar que a administração diária do VER-MI-SAL® juntamente com a fonte de macrominerais, durante 90 dias, diminuiu a anemia dos bezerros e reduziu a carga parasitária destes animais, pois a média de redução na contagem de ovos por grama de fezes (OPG) em todos os bezerros a ele submetidos foi de 85%.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que a administração do VER-MI-SAL® associado à fonte de macrominerais reduziu em média 85% a contagem de ovos por grama de fezes, mostrando-se eficiente como estratégia no tratamento das helmintoses gastrintestinais de bezerros naturalmente infectados no semi-árido paraibano.

Palavras-chave: Bovinocultura, Microminerais, Verminose.