62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
SANEAMENTO INTEGRADO: UMA PROPOSTA EFICIENTE NO COMBATE DA FILARIOSE NOS BAIRROS DA MANGUEIRA E MUSTARDINHA.
SAMANTHA DA SILVA COSTA 1
VANESSA KELLY RODRIGUES DE ARAUJO 2
THAIS LOURDES CORREIA DE ANDRADE 3
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE
2. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UFRPE
3. DOCENTE/ORIENTADORA -UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
Na história da humanidade constata-se que diversas doenças tinham sua origem a partir dos diversos maus hábitos sanitários e de uma infra-estrutura inadequada para a disposição de resíduos. Um dos agentes condicionantes para a explicação desse cenário de doenças nos dias atuais, principalmente em áreas carentes, se deve às alterações ambientais associadas ao quadro demográfico, que na cidade do Recife se deram com as ocupações desordenadas, ampliando assim, as condições de insalubridade para a propagação de doenças como a Filariose, no qual a cidade do Recife-PE, apresenta uma prevalência de até 3% (Medeiros,2003). É uma doença causada pelo verme Wuchereria bancrofti e transmitida pelo mosquito fêmea Culex quinquefasciatus, principal vetor, que encontra condições favoráveis para sua proliferação em áreas com deficiência ou ausência de saneamento e habitações inadequadas, como as encontradas os bairros da Mangueira e Mustardinha, que em 2002 receberam a intervenção pioneira do Saneamento Integrado, uma intervenção que consiste em ações interdisciplinares, principalmente da interferência educacional, que visam dotar um ambiente urbano com condições adequadas para uma vida saudável. Logo essa pesquisa aborda o quanto são eficientes as ações de saneamento no combate à Filariose.
METODOLOGIA:
Inicialmente foi elaborada uma revisão bibliográfica partindo de um resgate da unidualidade, homem e natureza (Morais 2007), à luz de uma abordagem interdisciplinar. Também a comparação de dados estáticos para a análise da evolução da doença e a relação com o quadro populacional da cidade do Recife, extraídos de publicações do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Fiocruz, da Organização Não-governamental Amaury Coutinho para Doenças Endêmicas e Tropicais, da Secretaria Estadual e Municipal de Saúde e Controle Urbano entre outras fontes. Foram realizadas entrevistas semi- estruturadas com os profissionais das unidades citadas acima, para a melhor compreensão da doença. Ademais foram feitas visitas periódicas ao escritório de Saneamento Integrado localizado no bairro da Mangueira que assiste também o bairro da Mustardinha (Recife-PE) para a checagem do sucesso da implementação da obra junto à comunidade, que participou também de entrevistas semi-estruturadas para a confirmação das informações.
RESULTADOS:
Por falta de mais registros oficiais dos bairros analisados, até por não haver uma interferência direta, como por exemplo, a que ocorreu nos bairros de Santo Amaro e Campo Grande na cidade do Recife e nos bairros de Sapucaia e Salgadinho em Olinda (MACIEL, 1994) como também no município de Moreno (Medeiros, 2004), não se tem resultados numéricos que comprovem que o Saneamento Integrado combate a Filariose. No entanto, com a mudança estrutural, "que se dá pela mudança das formas", (SANTOS, 1988 p.76) e a mudança funcional, "que se dá pelo movimento dos usos", (idem) da paisagem, ocorrida nos bairros da Mangueira e Mustardinha que apresentam índices socioeconômicos bem parecidos com os bairros citados, somados ainda com as entrevistas feitas é notório que essa técnica é eficiente no combate da doença. Pois, já 497 famílias já foram relocadas para conjuntos habitacionais, já foram pavimentadas 35 ruas e mais de 40 mil pessoas beneficiadas com a intervenção sanitária e ambiental e saíram da situação de risco de entrarem nas estatísticas de endêmicos da cidade do Recife.
CONCLUSÃO:
Ainda são poucos os trabalhos direcionados ao estudo da Filariose, tendo em vista a ausência de dados, como por exemplo, os de mortalidade. Por se tratar de uma doença de caráter físico, os seus casos mais graves ainda ficam escondidos dentro de residências, dificultando a obtenção e análise de dados (MATTOS e GREYER, 2008). Segundo o Dossiê de Saneamento, de Wilson Passeto, "15 crianças de 0 a 4 anos morrem por dia no Brasil em decorrência da falta de saneamento básico, principalmente esgotamento sanitário" (FUNASA-FSP,2000), e esse é um dado que reflete diretamente na realidade da cidade do Recife, logo, tratar do saneamento é tratar de vida. Mesmo com 497 famílias relocadas nos bairros da Mangueira e Mustardinha, ainda faltam ser inaugurados outros conjuntos habitacionais e 23 ruas a serem pavimentadas. No entanto, os resultados nesses bairros se mostraram satisfatórios, de forma que desde 2008 tem sido implementada uma grande obra de Saneamento no bairro do Cordeiro em Recife, que alcançará mais de 70.000 pessoas. Outras obras já foram implementadas de abrangência menor, como por exemplo, no bairro de Roda de Fogo e na Comunidade Ribeirinha Ilha de Deus, localidades que apresentam taxas de vulnerabilidade tão parecidas quanto à dos bairros trabalhados.
Instituição de Fomento: PROGEPE
Palavras-chave: FILARIOSE, SANEAMENTO INTEGRADO, SAÚDE.