62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 1. Físico-Química
AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA A CORROSÃO DOS REVESTIMENTOS DE Zn-Co
José Suellytton Ermeson de Lima 1
Leonardo Gomes da Silva 1
Paulo Sergio Gomes da Silva 1
Ana Regina Nascimento Campos 1
Renato Alexandre Costa de Santana 2
Shiva Prasad 1
1. Unidade de Educação, Centro de Educação e Saúde / UFCG
2. Departamento de Físico-Química e Química Analítica / UFC
INTRODUÇÃO:
Os revestimentos de zinco e suas ligas estão sendo cada vez mais utilizado na indústria automotiva para proteger a estrutura dos carros contra perfurações causadas pela corrosão. Nos últimos anos tem havido um crescente interesse na substituição de revestimentos de zinco puro, por camadas mais finas de ligas de zinco que são mais resistentes à corrosão. Revestimentos galvanizados de ligas de zinco-ferro e níquel-zinco são atualmente amplamente utilizados na indústria automobilística. As ligas de zinco-cobalto, no entanto, são de longe as ligas de zinco mais amplamente usado para o chapeamento na América do Norte para atender a crescente exigências de resistência à corrosão. No entanto, estas camadas não são usadas atualmente para placas de chapa de aço, mas há um amplo uso de revestimentos de liga de zinco-cobalto para porcas e parafusos. As ligas de Zn-Co podem ser obtidas pelo processo de eletrodeposição que consiste em depositar uma camada protetora fina de liga metálica sobre a superfície de um substrato. A liga Zn-Co poderá ser amplamente usada como revestimentos protetores contra corrosão atmosférica. Neste trabalho foi avaliada a influência da densidade de corrente quanto à resistência a corrosão dos filmes formados.
METODOLOGIA:
Na preparação do banho eletroquímico, utilizado nestes experimentos, foram empregados reagentes com elevado grau de pureza analítica, que foram preparados com água deionizada. O banho eletroquímico utilizado na eletrodeposição da liga Zn-Co foi constituído dos seguintes reagentes: ZnSO4.7H2O 57,5 g/L, CoSO4.7H2O 52,5 g/L, Na2SO4 56,8 g/L, H3BO3 9,3 g/L. O pH do banho foi ajustado adicionando-se hidróxido de sódio que foi de aproximadamente 2,5. A eletrodeposição foi realizada sobre a superfície de um substrato de cobre com área superficial de 8 cm2. O anodo utilizado foi uma malha cilíndrica oca de platina. No processo de eletrodeposição foi utilizado para o controle da densidade de corrente, um potenciostato /galvanostato Sycopel Scientific MINISTAT 251, a temperatura do sistema foi controlada por um termostato MTA KUTESZ MD2, a agitação mecânica foi conferida na forma de rotação catódica, mediante o uso de um eletrodo rotativo EG&G PARC 616. Para análise de corrosão foi utilizado um postentiostato/galvanostato Autolab PG STATE 30, para as medidas de polarização potenciodinâmica e impedância que foram realizados com um intervalo de freqüência de 100 kHz a 0.004 Hz. Foi usado como eletrodo de referência um eletrodo de calomelano saturado (Hg/Hg2Cl2), com meio corrosivo de 1M de NaCl em solução.
RESULTADOS:
O estudo do efeito da densidade de corrente com relação ao potencial de corrosão e a resistência a polarização da liga Zn-Co foi avaliada em um intervalo de 30 à 60 mA/cm2. Foi observado o efeito da densidade de corrente em função do potencial de corrosão e da resistência a polarização, à medida que é aumentado o valor da densidade de corrente são obtidos os melhores valores para potencial de corrosão e resistência a polarização. O melhor valor de resistência a corrosão foi obtido com densidade de corrente de 60 mA/cm2 não mostraram a presença de micro-rachadura. Os depósitos obtidos foram aderentes e brilhosos. O melhor valor obtido de potencial de corrosão foi de -1,068 V e resistência de polarização de 1,009x104 Ohm.
CONCLUSÃO:
Foi obtido sobre o substrato de cobre revestimentos de Zn-Co. Estes revestimentos foram aderentes e brilhosos. O revestimento que mostrou maior resistência a corrosão foi o obtido com densidade de corrente de 60 mA/cm2.
Instituição de Fomento: FUNCAP/CNPQ
Palavras-chave: Corrosão, Eletrodeposição, Liga Zn-Co.