62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 2. Oceanografia Física
DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DA SALINIDADE NOS ESTUÁRIOS DOS RIOS JAGUARIBE, PIRANGI E PACOTI, CE.
Pedro Paulo de Freitas 1
Francisco Bruno Moreira Carmo 1
Bárbara Pereira Paiva 1
Felipe Facó Frota 1
Carlos Augusto França Schettini 1
1. Universidade Federal do Ceará/UFC,Instituto de Ciências do Mar / LABOMAR
INTRODUÇÃO:

Os estuários são ambientes transicionais na interface continente-oceano, apresentando papel importante no fluxo de materiais. Estes ambientes apresentam grandes variações hidrográficas influenciadas pelo aporte fluvial, marés, e morfologia, as quais são afetadas pelo clima e por interferências antrópicas. Ao longo da costa setentrional brasileira entre o Rio Grande do Norte e o Piauí apresenta uma climatologia semi-árida, onde se encontram dezenas de pequenos estuários. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a distribuição longitudinal da salinidade nos estuários dos rios Jaguaribe, Pirangi e Pacoti, no estado do Ceará. O rio Jaguaribe apresenta a maior bacia hidrográfica do estado do Ceará, com cerca de 70000 km2. A descarga fluvial destes rios é fortemente determinada pela açudagem e represamento, além do clima. A maré regional é do tipo semi-diurna oscilando entre 1,5 e 3 m de altura durante períodos de quadratura e sizígia, respectivamente. Até o presente momento, muito pouco se conhece sobre o regime hidrodinâmico destes estuários.

METODOLOGIA:

Foram realizadas três campanhas para levantamento de dados nos estuários dos rio Jaguaribe e Pirangi (25-26/Nov/2009, 21-22/Jan/2010 e 5/3/2010), e duas no estuário do rio Pacoti (9/Fev/2010 e 3/Mar/2010). Durante as campanhas dados de salinidade e temperatura da água foram registrado em estações a partir da desembocadura estuário acima em intervalos de 1 km. Em cada estação foi baixada uma sonda tipo CTD marca Saiv AS modelo SD204, a qual registrou em intervalos de 1 s valores de profundidade, temperatura e salinidade, produzindo assim um perfil vertical. A posição das estações foi registrada com um receptor de posicionamento global por satélites (GPS) marca Garmin modelo 12 XL. Imagens de cada estuário obtidas a partir do software Google Earth foram georreferenciadas no software Surfer, com o intuito de localizar as estações. Os perfis de salinidade juntamente com os pontos coletados foram tratados no programa Matlab, obtendo-se a distribuição longitudinal da salinidade em cada estuário e em cada campanha em função da distância a partir da desembocadura.

RESULTADOS:

O estuário do rio Jaguaribe apresentou uma diminuição na salinidade ao longo do seu curso nas três campanhas realizadas. Entretanto, nos pontos próximos a foz houve um grande aumento da salinidade. Na campanha de novembro, o valor de salinidade na foz era de aproximadamente 13, em janeiro variou para 28 e em março chegou a 38. Contudo, a intrusão salina nesse estuário seguiu um padrão, limitando-se para as três campanhas a 20 Km à montante da desembocadura. O estuário do rio Pirangi, por sua vez, apresentou um padrão da variação da salinidade com variações pequenas entre as campanhas. Diferente do observado no estuário do rio Jaguaribe, a salinidade aumenta estuário acima, variando de 37 na foz até 49. Essa condição de hipersalinidade é condicionada pela entrada de água salgada, somado com intenso processo de evaporação e pequena drenagem fluvial. O estuário do rio Pacoti apresentou diminuição da salinidade estuário acima, variando de 37 na foz a 27.

CONCLUSÃO:

Foi observada similaridade nas distribuições de salinidade nos estuários dos rios Jaguaribe e Pacoti, com diminuição ao longo de seu curso no sentido para montante. Pode-se correlacionar esse fato com a presença de açudes no curso desses dois rios, tornando suas drenagens perenes. O estuário do rio Pirangi apresenta aumento da salinidade estuário acima. Isso se deve a pequena drenagem fluvial do estuário, as condições climáticas que favorecem um intenso processo de evaporação, e o barramento completo do aporte fluvial.

Instituição de Fomento: Bolsistas PIBIC/CNPq, CNPq/INCT-Transferências de Materiais na Interface Continente Oceano
Palavras-chave: Hidrodinâmica, Hidrografia, Semi-árido.