62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 4. Recursos Pesqueiros Marinhos
LEVANTAMENTO PESQUEIRO DO MUNINCÍPIO DE SÃO LUIS - MA.
Paulo José de Menezes Ferreira 1
Abraão Martins Terceiro 1
Rafaela Maria de Serra Brito 1
Nayana Estrela Ferreira Marques 1
Maria do Socorro Saraiva Pinheiro 1
1. Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:

O município de São Luís, capital do Estado do Maranhão, ocupa uma área de 827 Km² e está localizado no Nordeste do Brasil a 2° ao Sul do Equador, nas coordenadas geográficas latitude S 2º31´ e longitude W 44º16, estando à 24 metros acima do nível do mar. Segundo a estimativa do IBGE 2009 , o município possui 997.098 habitantes. A atividade  de produção pesqueira do Maranhão apresenta características marcadamente artesanal, não existindo nenhum avanço na tecnologia dos métodos de captura. São métodos ainda bastantes rudimentares e que por isso, requerem aparelhos de captura sem grandes inovações tecnológicas. A pesca é feita em alto mar, nos estuários, nos lagos e em toda a zona costeira do litoral maranhense. A atividade pesqueira representa uma significativa fonte de renda no município. Os pescadores, na sua maioria, são cadastrados na associação de pesca, apresentam um razoável nível de escolaridade, ou seja, apenas a metade destes completou o ensino fundamental.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa constitui-se no levantamento de dados sobre a dinâmica das pescarias existentes no município de São Luis, abordando aspectos como a quantidade de pescadores associados, quantidade de embarcações cadastradas, quantidade de pescado coletado ao ano, tipo de pesca (malha da rede) e peixe mais pescado. Tais dados foram adquiridos por profissionais de entidades representativas da classe de pescadores, como o Sindicato dos Pescadores e Aquicultores do Município de São Luis e órgãos de normatização e fiscalização da pesca, como a Capitania dos Portos.
RESULTADOS:

Os resultados encontrados no levantamento de dados pesqueiros demonstram que existem 1.298 pescadores associados no Sindicato dos Pescadores e Aquicultores do Município de São Luis - MA, 6 embarcações cadastradas, a quantidade de pescado ao ano varia de 100 a 200 toneladas ao ano, utilizam do malhão de tapagem como método de pesca mais comum, as espécies de peixes mais comumente capturadas são: pescada (Cynoscion acoupa),  uritinga (Arius proops), camurim (Centropomus spp.), bandeirado (Bagre bagre) e tainha (Mugil sp.).

CONCLUSÃO:

De acordo com o levantamento feito em campo, foi possível perceber que a extração pesqueira do município de São Luis ainda é praticada de forma precária, contendo muitas embarcações não cadastradas na Capitania dos Portos e no Sindicato dos Pescadores e Aquicultores do Município de São Luis - MA, fato que dificulta determinar uma precisão nos resultados de extração e comercialização do pescado. Não existe emprego de tecnologias para a extração, sendo que existe para comercialização, tendo como base a venda do peixe fresco e beneficiado no próprio Mercado do Peixe e nas demais feiras da cidade. Os dados encontram-se sem muitas modificações em seus resultados ao longo de anos, sendo que a pesca segue uma tendência aos hábitos culturais e alimentares dos maranhenses.

Palavras-chave: Levantamento, Pesca , Produção.