62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 3. Saúde de Populações Especiais
EXCESSO DE PESO E PERCEPÇÃO DE SAÚDE EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA
Gilmara Alcantara da Silva 1
Aline Laureano de Melo 1
Samara Trajano Feitosa 1
Suzanne Barros de Souza Damião 1
Valbério Candido Araújo 1
Richardson Correio Marinheiro 1
1. Departamento de Educação Física - UEPB
INTRODUÇÃO:
A vivência em um contexto sócio econômico inquieto e competitivo, em que as pessoas estão mais preocupadas com a esfera profissional, alguns hábitos de vida acabam por acarretar agravos à saúde, tais como o aumento excessivo de peso corporal, sobretudo em industriários. Nas últimas décadas nota-se na população brasileira um significativo aumento da obesidade, em todas as faixas etárias e independente de classe social. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo investigar o excesso de peso (sobrepeso+obesidade) e a percepção de saúde em trabalhadores da indústria paraibana.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo analítico descritivo da população de industriários paraibanos (41.989). A amostra foi determinada a partir de dois estágios: sorteio das empresas participantes, as quais foram subdivididas em pequenas, médias e grandes. Foi realizado um sorteio aleatório dos funcionários em cada empresa totalizando uma amostra final de 2022 trabalhadores (71,8% homens e 28,2% mulheres). Para coleta de dados foi aplicado o questionário desenvolvido e validade para a pesquisa "Estilo de Vida e Hábitos de Lazer dos Industriários". A coleta de dados ocorreu no final do primeiro semestre de 2008. A aplicação dos questionários foi idealizada para grupos com até 15 pessoas, mas, em geral, foi realizada em grupos menores. As análises estatísticas foram realizadas utilizando-se o Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para Windows - versão 16.01.
RESULTADOS:
Através da análise dos dados pode-se constatar que a proporção de trabalhadores com excesso de peso foi quase a metade do total (44%). Os homens apresentaram maior prevalência (46,8%) em comparação com as mulheres (36,4%), sendo a proporção de homens obesos (8,2%) mais que o dobro das mulheres (3,8%). O que se assemelha a dados divulgados pelo SESI em vários estados da região Nordeste. Observou-se ainda que 19,4% dos trabalhadores possuem uma percepção negativa de sua saúde, sendo que as mulheres apresentam percentual maior (21,2%) quando comparadas aos homens (18,8%). Os resultados encontrados no presente estudo também apontam na mesma direção dos dados do SESI realizados com trabalhadores, onde a proporção de homens apresentando excesso de peso é significativamente maior que a de mulheres.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados analisados, o fato dos homens apresentarem maior excesso de peso pode ser explicado em parte por esses referirem maior consumo de álcool em excesso e menor consumo de frutas e verduras. Já em relação a percepção negativa de saúde os resultados apresentaram uma discordância com o que é encontrado na literatura relacionada a essa população, uma vez que em geral os homens apresentam maior prevalência.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual da Paraíba
Palavras-chave: Excesso de peso, Saúde, Industriários.