62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
OTIMIZAÇÃO DE UMA CEPA AMAZÔNICA DO FUNGO BASIDIOMICETO Lentinus crinitus
Cynara da Cruz Carmo 1
Ademir Castro e Silva 2
Leonor Alves 1
Andrey Azedo Damasceno 2
Jorge Pontes Koide 2
Paulo Roberto Serrão Soares 2
1. PPGBIOTEC/Doutorado, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
2. MBT, Universidade do Estado do Amazonas/UEA
INTRODUÇÃO:
O fungo Lentinus crinitus é uma espécie de basidiomiceto bastante comum no Brasil, sendo  frequentemente associada a troncos em decomposição. São fungos que apresentam basidioma centralmente estipitado, infundibuliforme e superfície abhimenial verrugosa a estrigosa. Apesar de freqüentemente degradarem a madeira, os fungos apresentam grande versatilidade com relação aos substratos a serem degradados, podendo ser utilizados nas mais diversas áreas de biorremediação, desde que são capazes de degradar hidrocarbonetos aromáticos, compostos bifenílicos, produtos originados em indústria têxtil, papel e celulose.

(PUTZKE, 2002; AUST,1990; BARR, 1994). Com o intuito de investigar o potencial hidrolítico do fungo amazônico degradador de madeira, Lentinus crinitus, foi realizado estudo sobre a otimização de uma cepa amazônica do referido fungo.

METODOLOGIA:
Foram utilizadas amostras coletadas na área rural do Município de Parintins/Am. Para otimização do meio de cultura, foram utilizados o meio Sabourand 4% e meio BDA e escala de pH de 4 a 6  e temperatura ambiente (+/- 30°). Segundo metodologia proposta por Bettucci & Guerrero (1971), foi realizada uma medição diária para cada meio de cultura a intervalo regular de 24 horas, durante sete (07) dias após crescimento micelial.

Para maior segurança na obtenção de resultados, como se trata de material fungico e pode ocorrer fácil contaminação, a repicagem foi realizada utilizando-se triplicatas para os diferentes meios de cultura (Agar Sabourand e BDA).

RESULTADOS:
Em meio sabourand o aparecimento do micélio foi observado 18 horas após a inoculação. Pode-se observar que o maior avanço no crescimento foi obtido a partir do terceiro dia, sendo a melhor média obtida no quinto dia. Pode-se observar que o micélio deste fungo apresenta aspecto hialino e esbranquiçado, levemente elevado, cotonoso, muito ralo, transparente na zona de crescimento e sem pigmentação. No meio BDA, o aparecimento do micélio foi observado nas primeiras 12 horas após a inoculação do fungo, juntamente com a análise do  avanço da fronteira micelial em função do tempo, num período de sete dias.maior avanço no crescimento foi obtido a partir do segundo dia, sendo a melhor média obtida no terceiro dia.  O micélio apresentou as mesmas características citadas anteriormente no meio Sabourand, sendo que o preenchimento das placas ocorreu mais rapidamente que o outro meio testado, uma vez que algumas placas já estavam completamente preenchidas com apenas 3 dias após a inoculação, sendo o pH ótimo 5,5.
CONCLUSÃO:
O presente trabalho permitiu o estudo da otimização das condições de crescimento, em relação a meio de cultura, que melhor favoreça o crescimento de uma cepa do fungo amazônico Lentinus crinitus. A maior velocidade de crescimento foi obtida em meio BDA e pH 5,5, uma vez que a placa já estava totalmente preenchida já no terceiro dia. As diferenças observadas quanto às características culturais da colônia, nos meios Sabourand e BDA, podem estar relacionadas com as fontes de nutrientes que compõem cada meio. O resultado obtido discorda de COELHO (1991), que observou o aparecimento do micélio somente duas semanas após a inoculação e neste trabalho foi possível a observação de crescimento micelial já nas primeiras 12 horas, para o meio BDA e 18 horas para o meio Sabourand.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: Fungo, Meio de cultura, Otimização.