62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A PEDAGOGIA IMAGÉTICA DO CINEMA E A CONSTRUÇÃO DE VALORES NA ESCOLA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ÉTICOS
Jaiza Helena Moisés Fernandes 1
1. Prefeitura Municipal de Fortaleza/ SME - CE
INTRODUÇÃO:
A sociedade pós-moderna com os avanços das tecnologias da informação e comunicação está submersa num mundo visual. O cinema desperta o interesse dos jovens e rouba a cena da escola. Os alunos assistem filmes sem critérios seletivos. Os filmes incentivam modismos, consumo e inversão de valores, afetando a subjetividade e identidade dos alunos. A escola é desafiada a enfrentar o problema devido à indisciplina e violência no seu contexto. A necessidade de mudanças demanda da escola práticas educativas com o uso do cinema para a superação desses desafios que comprometem a formação de pessoas críticas e participativas para a construção de uma sociedade democrática. Diante disso, realizou-se um estudo visando analisar as contribuições que a pedagogia imagética do cinema pode trazer para a construção de valores e melhoria do clima escolar. Objetivou-se ainda identificar que práticas com o uso do cinema podem contribuir para a construção de aprendizagens como o aprender a ser e o aprender a conviver na contemporaneidade e avaliar o grau de satisfação dos alunos e os resultados obtidos mediante o estudo. A relevância do trabalho foi percebida com a descoberta do potencial educativo do cinema pelos professores e alunos, melhoria da indisciplina e do clima escolar.
METODOLOGIA:
O método utilizado foi o estudo de caso de natureza qualitativa com 94 sujeitos de 04 turmas de 2º ao 5º Ano. Para escolha do local do estudo de Agosto a Setembro de 2009, escola municipal de Fortaleza, adotou-se o critério da facilidade de acesso e existência de indisciplina e violência entre alunos das turmas citadas. Para a coleta de dados utilizou-se de questionários, análise de debates, atividades e entrevistas. O estudo teve como aporte teórico a teoria da pessoa completa de Wallon, o interacionismo de Vygotsky, a pedagogia imagética do cinema proposta por Cristina Costa (2005) e o Programa Ética e Cidadania do MEC (2003). Os filmes e temáticas abordados foram: "Deu Zebra" (respeito, diferença, amizade e solidariedade); "Prova de Fogo" (autoconfiança, reconhecimento, respeito e companheirismo); "Desafiando Gigantes" (respeito, força de vontade e auto-estima) e "A procura da felicidade" (responsabilidade, auto-estima, força de vontade, altruísmo). O estudo foi realizado no Laboratório de Informática Educativa em 32 h/a e participação dos professores de sala. Fez-se uso de DataShow, TV, computador e internet. Além de atividades de coleta de dados, houve a exibição de filmes, debates sobre as temáticas abordadas nos filmes, atividades de produção textual e artística.
RESULTADOS:
Os resultados permitiram verificar que apenas 12 alunos já haviam ido ao cinema e todos afirmaram que assistiam filmes em casa, na TV. 70 alunos afirmaram que gostavam de assistir filmes. 45 preferiam filmes violentos e apenas 07, os educativos. A maioria justificou que os filmes violentos são divertidos. Esses filmes incentivam a violência e inversão de valores impostos pelo capitalismo que moldam as subjetividades dos consumidores de forma acrítica. Constatou-se que todos os alunos já assistiram filmes na escola e para 56 deles os filmes eram ruins. Mediante o ensino com filmes sob a mediação da investigadora, observaram-se interações e atitudes mais refletidas a partir do exercício da empatia. A avaliação do estudo pelos alunos apontou que o mesmo contribuiu para minimizar os conflitos entre eles e que puderam perceber que não se preocupavam em escolher filmes para aprender. Na entrevista focal reconheceram que não eram seletivos na escolha dos filmes que assistiam. 76 alunos consideraram os filmes do estudo investigativo ótimos e ficaram motivados a elaborarem as regras de convivência da sala de aula e assim o fizeram. Os alunos ao se referirem sobre a importância do estudo destacaram que o mesmo os ajudou a pensar em serem adultos diferentes, melhores.
CONCLUSÃO:
A partir desse estudo investigativo foi possível perceber a importância da pedagogia da imagem, especificamente, do cinema para a formação crítica dos alunos a cerca dos filmes que assistem. O estudo possibilitou a formação dos alunos para a educação do olhar, para além das imagens; mas, sobretudo, proporcionou aprendizagens significativas para a percepção das linguagens, culturas e valores implícitos nos filmes e, dessa forma, serem consumidores mais seletivos e conscientes. Os alunos puderam perceber que existem filmes com finalidades educativas importantes para a formação de indivíduos mais preparados para a convivência cidadã. O trabalho com o cinema no Laboratório de Informática oportunizou aos alunos novas experiências com a mídia cinema, contribuindo para que os alunos tivessem atitudes mais democráticas e éticas para com os colegas e professores. Concluiu-se que a escola não usa do potencial educativo do cinema, quando deveria fazê-lo, uma vez que, o aluno se interessa por essa linguagem. Como instituição que também é responsável pela formação integral do aluno, contribuindo para o desenvolvimento da subjetividade e construção da identidade desse aluno, a escola pode encontrar no cinema um importante recurso didático.
Palavras-chave: Cinema, Educação, Valores humanos.