62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
INCIDÊNCIA DE INFARTO EM PACIENTES COM DOR TORÁCICA AGUDA ATENDIDOS EM UNIDADE DE REFERÊNCIA DO ESTADO DO CEARÁ
Rebeka Rafaella Saraiva Carvalho 1
Danielly Sousa Lima 1
Thaís Nascimento Santiago 1
Larissa Vasconcelos Lopes 1
Ismael Lima Casemiro 1
Ana Cláudia de Souza Leite 1
1. Universidade Estadual do Ceará
INTRODUÇÃO:

No Brasil são 16,7 milhões de mortes ao ano por doenças cardíacas (DC) de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Dentre as DC, neste estudo, focaremos o infarto agudo do miocárdio (IAM), por ser uma patologia clínica de alta incidência e com taxas de óbito elevadas. O IAM é definido como morte celular miocárdica devido a uma isquemia prolongada, resultando numa oclusão total ou parcial da artéria coronária. A região suprida por essa artéria sofre pela falta de sangue e começa a morrer. Esse sofrimento está diretamente relacionado à sua sintomatologia mais comum: a dor torácica (DT). A dor no peito é uma das causas mais comuns de procura a emergência, suas causas são múltiplas e com níveis variáveis de gravidade, o grande desafio da equipe de saúde é distinguir quem tem ou não risco cardiovascular, já que as DC representam uma das principais causas de mortalidade e morbidade. Diante disso, tal pesquisa propõe-se a identificar a incidência de IAM em pacientes atendidos com dor torácica aguda em unidade de referência do Estado do Ceará e conhecer o perfil desses pacientes com um primeiro episódio de IAM, identificando os fatores de risco para essa doença.  

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo descritiva e exploratória, realizada com pessoas que relataram dor torácica e procuraram atendimento na instituição considerada referência no Estado do Ceará para atendimento à pessoas com sintomatologia dolorosa torácica aguda, durante o período de março de 2007 a agosto de 2009. Assim, obteve-se uma amostra de 430 pacientes. Utilizou-se questionário contendo questões sócio-demográficas, referentes à presença de episódios anteriores de doença cardíaca ou pulmonar e diagnóstico atual de IAM. Para análise e discussão utilizou-se de estatística descritiva simples e literatura pertinente ao tema. Os aspectos éticos, constantes das Diretrizes e Normas Regulamentadoras da Pesquisa envolvendo seres humanos da Resolução nº 196/96, foram respeitados.

RESULTADOS:

Observou-se que a faixa etária predominante ocorreu entre 61 a 70 anos (33,79%). Para esta faixa de idade, a maioria era do sexo feminino (12,09%). Observou-se ainda que a maioria da amostra era composta por pessoas aposentadas (39,07), casadas (52,53%) e com "Ensino fundamental incompleto" (47,32%). Encontrou-se que 60,09% dos pacientes atendidos no HM com queixa de dor torácica aguda já sofriam de doença cardíaca ou pulmonar, sendo que 44,85% faziam acompanhamento com cardiologista. Dos entrevistados 33,7% foram diagnosticados com Doença arterial coronariana (DAC), 25,84% com Infarto agudo do miocárdio e 23,59% com insuficiência cardíaca congestiva. Em relação aos fatores de risco: 61,59% afirmaram ter hipertensão arterial sistêmica (HAS) e 28,48% diabetes melitos (DM).

CONCLUSÃO:

Conclui-se então que as pessoas que procuram atendimento de emergência com queixas de dor torácica no Estado do Ceará, na sua grande maioria são mulheres de 61 a 70 anos, casadas, aposentadas e que não concluíram o ensino médio. Já eram portadoras de alguma doença cardíaca e já faziam tratamento com cardiologista. Uma grande parcela desses usuários, após dar entrada no serviço recebeu diagnóstico precoce de doença arterial coronariana, sendo o IAM sua principal complicação. Além disso, a HAS e DM foram os principais fatores de risco associados a essa patologia. Torna-se necessário então, que a Enfermagem, sendo uma ciência cuja essência é o cuidado ao ser humano, desenvolvendo atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde, promova a educação dessa população de risco, o que demanda a necessidade de reflexão e proposição de estratégias de prevenção individualizadas para a modificação de estilos de vida que propiciem a manutenção ou progressão do IAM e a valorização por parte dos pacientes do tratamento precoce.

Instituição de Fomento: Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP
Palavras-chave: Infarto agudo do miocárdio, Dor torácica aguda, Fatores de risco.