62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DESENVOLVIMENTO DE OFICINA DIDÁTICA ENVOLVENDO SENSAÇÕES HUMANAS PARA MELHOR COMPREENSÃO DA CIÊNCIA
Larissa Maria Souza Róseo 1
Akenaton Onassis Cardoso Viana Gomes 1
Gabriela Ibiapina Figueiredo 1
Josy dos Santos Gomes 1
Wladiana Oliveira Matos 1
Sandro Thomaz Gouveia 1
1. Departamento de Química Analítica e Físico-Química Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:
É sabido que, em geral, os alunos sentem dificuldade de relacionar as disciplinas da área de ciências com seu cotidiano. Além disso, existe também a preocupação por parte dos professores em correlacionar as diferentes disciplinas da área de ciências, ou seja, deixar claro a interdisciplinaridade dessas matérias. Isso possivelmente se deve à carência de materiais didáticos adequados nas escolas. As sensações e as percepções que temos do mundo físico são experimentadas em todas as atividades do nosso cotidiano. Sentimos calor, frio, prazer, dor; ouvimos, enxergamos, mas nem sempre compreendemos os mecanismos dessas sensações. Utilizamos analgésicos e anestésicos, ingerimos açúcares e adoçantes e, normalmente, não imaginamos como essas substâncias agem física, química e biologicamente no nosso organismo. Este trabalho tem como objetivo desenvolver atividades envolvendo as sensações e a percepção humana para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem de alunos na área de ciências.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento do trabalho, pesquisas na literatura sobre fenômenos físicos, químicos e biológicos que ocorrem no nosso organismo quando utilizamos tato, olfato, paladar e visão foram realizadas. Nessa fase os alunos engajados no trabalho tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre ilusões de óptica, mensagens subliminares, daltonismo, diferença de sensibilidade em diferentes áreas do corpo, como o olfato e a visão influenciam na percepção do sabor dos alimentos que ingerimos, entre outros. Vale ressaltar que o livro Química das Sensações, dos autores Carolina Gondinho Retorno e Pedro Faria, foi utilizado como principal fonte bibliográfica. A partir das informações obtidas, criaram-se atividades simples que envolvessem as sensações humanas usando materiais comerciais fáceis de serem adquiridos, tais como: alimentos de uma maneira geral, corantes, óleos essenciais, pinça, tecido, etc. Para experimentos com a visão, computador e projetor também foram necessários.
RESULTADOS:
Uma oficina incluindo experimentos e explicações científicas didáticas dos fenômenos ocorridos nos experimentos foi montada. As oficinas desenvolvidas foram inicialmente ministradas nos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará durante os Encontros Universitários da UFC no ano de 2009. E em 2010, o trabalho foi apresentado para os alunos recém-ingressos dos cursos de Gastronomia e Química. Pretende-se ainda aplicar o trabalho em escolas de ensino médio.
CONCLUSÃO:
O trabalho tornou mais fácil a compreensão dos alunos sobre a relação da ciência com o dia-a-dia e sobre a interdisciplinaridade que existe nas matérias de ciências. O planejamento, desenvolvimento e execução do trabalho contribuíram significativamente com a agregação de conhecimentos teóricos sobre ciências e com a prática de ensino dos alunos envolvidos no trabalho.
Instituição de Fomento: Sesu
Palavras-chave: química das sensações, práticas de ciências, oficina didática.