62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
A ORGANIZAÇÃO DO GLOSSÁRIO - UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Danielle Bezerra de Paula 1
Maria Nívia Dantas 1
1. Escola de Ciências e Tecnologias/ UFRN
INTRODUÇÃO:
Visando às práticas de linguagem com função social, os professores ministrantes do componente curricular Práticas de Leitura e Escrita I coordenaram a produção de um glossário na área de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), desenvolvido pelos alunos do primeiro semestre (2009.1) do Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT). A finalidade dessa atividade consistiu em iniciar os graduandos na pesquisa científica, além de possibilitar, por meio do site da ECT, à comunidade universitária a consulta da obra publicada. Assim, objetivamos relatar essa experiência que requereu um esforço interdisciplinar, integrando, ao mesmo tempo, as áreas de PLE, CTS e Informática.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em quatro etapas, compreendendo leitura de textos de divulgação científica e atividades de escrita e reescrita dos verbetes selecionados para comporem o referido glossário. Na primeira etapa, cada grupo recebeu 03 (três) verbetes para pesquisar e, em seguida, elaborar a definição e a etimologia. Na segunda etapa, foram adicionadas ilustrações e exemplificações para cada verbete. No passo seguinte, foi a vez de serem introduzidos a historicidade, o campo de referência e as relações, que cada verbete estabelece/mantém, com os outros verbetes. Na última etapa, dos 03 (três) iniciais foi selecionado apenas 01 (um) verbete por grupo. Nesse estágio final, coube aos grupos, de acordo com as orientações fornecidas, dar maior embasamento teórico ao texto produzido, eliminar possíveis problemas de ordem linguístico-textual, além de adicionar um link para um texto de referência e um vídeo sobre o assunto.
RESULTADOS:
Ao longo do semestre (2009.2) foram produzidos, aproximadamente, 100 verbertes cujos temas relacionam-se com a área de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. O esforço interdisciplinar desprendido para a realização desse projeto culminou com a confecção de um glossário temático inteiramente produzido pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT). Os resultados concretos desse projeto vão além do produto final que foi o da confecção do glossário. Os atores envolvidos nesse processo: professores, alunos da ECT, monitores, bolsistas de iniciação científica e bolsistas de pós-graduação tiveram a oportunidade de exercer plenamente o exercício da aprendizagem reflexiva, pois a própria conduta no proceder conduzia a questionamentos que exigiam resoluções imediatas. Dessa forma, percebe-se que a escolha por se trabalhar com os gêneros discursivos é acertada quando há um propósito social que motive a sua produção.
CONCLUSÃO:
O processo de escrita e reescrita mostrou-se eficaz durante o período de confecção do glossário, pois permitiu ao aluno compreender quais inadequações seu texto apresentava e como resolvê-las, evidenciando-se, assim, o caráter inacabado da escrita. O trabalho desenvolvido pela equipe de PLE I, além de sua realização exitosa, proporcionou maior integração entre alunos da graduação e pós-graduandos, em processo de docência assistida, os quais atuaram ativamente tanto na correção dos textos quanto no plantão de dúvidas. Portanto, comprovamos a relevância desse projeto, pois ele mostra que podemos trabalhar a linguagem em sala de aula, produzindo um gênero que tem como objetivo geral esclarecer alguns conceitos, termos e siglas comumente utilizados em C&T, mas não familiares ao leitor leigo, público-alvo desta produção. Atualmente, o glossário encontra-se em fase de revisão e, dentro em breve, se encontrará a disposição em páginas da web para o grande público.
Instituição de Fomento: CAPES-REUNI
Palavras-chave: Gêneros discursivos , Glossário , Interdisciplinaridade .