62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A importância da coleta seletiva como opção de resgate social pela geração de renda para os catadores de lixo reciclável do bairro de Santa Etelvina.
Lena Andrea Lima Muniz 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

A aglomeração de pessoas e indústrias nos grandes centros urbanos gera externalidades sociais, ambientais e econômicas. Dentre elas agravam-se continuamente a exclusão social e a degradação ambiental pelo acumulo de lixo. Este trabalho objetiva demonstrar a importância da coleta seletiva e da reciclagem como redutoras do problema e, como apêndices destas, a figura dos catadores de lixo do bairro de Santa Etelvina, periferia da cidade de Manaus. O Bairro de Santa Etelvina está localizado na Zona Norte da cidade e era conhecido apenas como Km 16 da AM 010, estrada que liga Manaus a cidade de Itacoatiara, seu início se deu a partir da chegada de grupos de pessoas vindas do interior do Estado em busca de trabalho nas indústrias do Pólo Industrial, a área foi palco de conflitos pela posse da terra, que servia também, para a retirada de areia e barro, comercializados na construção civil em Manaus, ainda hoje é ocupado por uma população de baixa renda. O bairro abriga uma cooperativa de catadores de lixo, que se organizaram com o objetivo de se fortalecer agregando valor a seus produtos, sua criação atraiu, inclusive, a instalação de uma fábrica de papel dentro dos seus limites.

METODOLOGIA:

Serão produzidas análises do nível de produtividade do grupo com intermédio da fórmula: PA= QNA, onde: PA é a produção média por catadores, Q a quantidade por lixo e NA é a quantidade de catadores. Com base nesse indicador pode-se estimar a produção média por família, e assim se perceber os benefícios oriundos dessa prática para os cenários mencionados. Quanto a compreensão do processo de difusão pode-se saber através da utilização de dados primários e secundários obtidos por meio de entrevistas diretas com as famílias, tendo como base teórica os conceitos de Coleta Seletiva, Meio Ambiente  e das Relações de Produção e seus elementos, baseado em Oliveira (1990), de questões de Políticas Públicas  e as críticas das políticas de desenvolvimento para a Amazônia de acordo com Aziz AB'Saber.

RESULTADOS:

A situação do planeta terra agrava-se a cada dia tanto de forma social como ambientalmente. O surgimento de ONG´s interessadas na proteção do meio ambiente e no resgate de pessoas excluídas da sociedade nos mostra a importância destes problemas no cenário atual. O crescimento das cidades e a disseminação da tecnologia vêm apresentando-se como acelerador deste processo à medida que aumenta a capacidade de geração de resíduos, principalmente os sólidos, que se amontoam em lixões gerando poluição, degradação ambiental e esgotamento das reservas naturais. Os esforços para a melhoria deste panorama surgem dos mais variados setores, no entanto, um vem se firmando e apresenta-se como solução para ambas as situações. A reciclagem de papéis, vidros, plásticos e metais, que representam em torno de 40% do lixo doméstico reduzem a utilização dos aterros sanitários , prolongando sua vida útil, ao mesmo tempo em que gera renda para pessoas em situação de risco, envolvendo muitas vezes todos os integrantes de uma família.

CONCLUSÃO:

A reciclagem e a coleta seletiva implicam numa redução significativa dos níveis de poluição ambiental e dos desperdícios dos recursos naturais, através da economia de energia, reservas minerais, florestais e de matérias-primas, ou seja, é um investimento na qualidade de vida da população e do meio ambiente, além disso, permite aos catadores obterem benefícios sociais diretos, através do resgate social e econômico gerados com a comercialização do lixo reciclável, a demais beneficia também, as empresas de reciclagem, reduz o volume de lixo, gerando empregos diretos e indiretos para a comunidade e integrando na economia formal os trabalhadores antes marginalizados, reduzindo assim, o "exército industrial de reserva" contingente populacional, segundo Marx, de subempregado.

Palavras-chave: catadores de lixo, meio ambiente, geração de renda.