62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
A IMPORTÂNCIA DOS INVESTIMENTOS NA CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E CULTURAIS PARA A ATIVIDADE TURÍSTICA NA CIDADE DE PENEDO - AL.
Lindemberg Cosme de Oliveira 1
Rogério Justino da Silva 1
Raul Xavier de Macedo Neto 1
1. Departamento de ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi realizado com o intuito de pesquisar e identificar os investimentos do Turismo para a conservação dos recursos naturais e culturais do município de Penedo - AL, levando em consideração a demanda turística do município e a população ocupada nesse setor da economia. Foram verificados diversos aspectos do município e os impactos tanto positivos quanto negativos dos investimentos para as atividades turísticas no município de Penedo. A hipótese substantiva do estudo se o ritmo de investimento é significativo por parte do turismo desenvolvido no município. Têm como exemplos os investimentos do BNDES que está investindo R$ 1.581.050,00 para viabilizar o projeto de restauração dos imóveis que receberão o Museu do Rio São Francisco, as demolições, o projeto museológico e a primeira etapa da restauração e os investimentos da ANAC com 3,5 milhões de reais.
METODOLOGIA:
A pesquisa bibliográfica foi essencial para fundamentar conceitos e permitir explorar o assunto abordado, a seguir foram feitos os primeiros levantamentos socioeconômicos da região estudada. A observação em campo consistiu na avaliação visual do ambiente e seu funcionamento, favorecendo descrever os aspectos culturais e naturais da área de estudo. O trabalho consistiu também na coleta e análise de dados em sites oficiais como o IBGE, foram realizadas entrevistas com representantes do turismo e com moradores do município. Foram elaborados gráficos e tabelas para analisar as informações colhidas, se referindo ao tipo de turismo que é mais utilizado, tipos de impactos causados pelo turismo e o prejuízo causado nos recursos naturais e culturais.
RESULTADOS:
A pesquisa deu resultados que confirmaram as expectativas iniciais: o número de turistas que circulam pela Cidade em sua grande maioria não pernoita nas hospedagens de Penedo, logo diminui a arrecadação de divisas para o Município o que prejudica os investimentos na conservação dos bens naturais e culturais por parte do município. A identificação de falhas das políticas públicas de conservação dos recursos naturais e culturais do município de Penedo e os motivos que poderão impulsionar a economia local. O turismo tem papel muito importante na conservação do meio natural, pois, em muitas regiões, é a única atividade econômica que pode aliar geração de renda e emprego e conservação do meio natural, ao contrario de outras atividades, como a agropecuária, a mineração ou a indústria. Nos registros de hotéis e de livros de visitas dos pontos turísticos mostra que a maioria dos turistas são estudantes do próprio estado de Alagoas. O governo Municipal depende de investimentos feitos pelo governo Federal e Estadual na infraestrutura e no marketing para beneficiar o turismo e de outros órgãos como o IPHAN, na restauração de antigas construções como as Igrejas.
CONCLUSÃO:
Com a pesquisa é possível concluir as razões que afastam os turistas da cidade e o que pode melhorar na infraestrutura básica e na oferta de serviços do município. Penedo conta com boas opções de restaurantes, mas os meios de hospedagem precisam muito de uma melhor qualificação na mão-de-obra. Não existe identidade nos projetos do artesanato local, não há postos de informações turísticas e a cidade também precisa de roteiros turísticos planejados e estruturados, com passeios organizados, para que o turista permaneça por mais tempo, o que acarretará no aumento na arrecadação de divisas para que haja investimentos na conservação dos recursos naturais e culturais do município. O turismo não deve se desenvolver apenas nos pontos turísticos sem que haja o interesse para a conservação dos mesmos, já que os pontos turísticos e a cultura são fundamentais para o desenvolvimento do turismo. São muitas as melhorias que podem ser feitas, para aumentar o fluxo turístico no município, o turismo atualmente não é dinâmico. A notícia de investimentos dos governos Estadual e Federal traz uma nova perspectiva para aumentar o fluxo turístico e por consequência a revitalização dos bens patrimoniais naturais e culturais que deixará a cidade mais atrativa para os turistas.
Palavras-chave: Natural;, Cultural;, Turismo..