62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
DESCRIÇÃO FONÉTICA PRELIMINAR DA LÍNGUA YE'KUANA(KARÍB)FALADA EM RORAIMA
Renata Oliveira Silva 1
Dioney Moreira Gomes 2
1. Instituto de Letras, LIP/ UnB
2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto de Letras, LIP/ UnB
INTRODUÇÃO:
O povo ye'kuana vive tanto no Brasil como na Venezuela. Os Ye'kuana dividem o território com os Sanumá (subgrupo Yanomami). Na Venezuela são conhecidos como Makiritare, enquanto no Brasil ficaram conhecidos como Maiongong. Ye'kuana é o termo geral de referência do grupo. No Brasil, se dividem em três comunidades: a comunidade de Waikas que é composta por cerca de 60 pessoas, Pedra Branca, 13 pessoas e Fuduwaaduinha, a maior de todas, 282 habitantes (Andrade, 2007). A bibliografia linguística Ye'kuana se restringe ao lado Venezuelano, com destaque para os trabalhos de Escoriaza (1959), que fez uma descrição morfológica da variedade Ye'kuana da bacia do Caura (Venezuela); Hall (1988); e temos também os recentes trabalhos de Cáceres (2007), que traçam um estudo fonológico da variedade Ye'kuana da bacia do Caura. Por isso, vemos a importância de um estudo da língua Ye'kuana do Brasil, que já nos apresenta algumas diferenças quando contrastamos os dados que registramos com os dados dos autores citados, além de ser importante para o povo que reside em nosso território.
METODOLOGIA:
A respeito da nossa metodologia de trabalho, fizemos inicialmente uma pesquisa bibliográfica, tanto de cunho linguístico quanto antropológico. Depois, contamos com registros escritos da língua em fichas, um total de 77 fichas, provenientes do trabalho de campo de Karenina Andrade (2007), as quais digitalizamos e categorizamos. Por fim, contamos com um colaborador Ye'kuana, com quem fizemos sessões de gravações dos itens lexicais e coletamos cerca de 600 dados, entre palavras, frases e textos. Após essa etapa, passamos para transcrição dos dados gravados e descrição dos sons. Assim, construímos os quadros fonéticos iniciais da língua e também já iniciamos a busca por alguns pares mínimos e análogos para a construção futura do quadro fonológico da língua Ye'kuana, que comporá a próxima fase da pesquisa.
RESULTADOS:
Com este trabalho, conseguimos atingir nossos objetivos de registrar um grande número de sons da língua Ye'kuana, além de também ter um grande número de itens lexicais já agrupados, inclusive, por campo semântico, organizando-os de acordo com seus referentes. Reiteramos que essa é uma descrição preliminar, porém de suma importância para o desenvolvimento do projeto maior de Documentação e Descrição da Língua Ye'kuana (Roraima). Embora preliminar, a partir desse registro inicial, já pudemos descrever uma gama considerável de fones, registramos, nos dados coletados, 25 segmentos consonantais e 32 segmentos vocálicos, e até já percebemos alguns fenômenos fonológicos da língua, para serem apurados posteriormente. Esta pesquisa tem sua continuidade agora no mestrado, e como próximo passo teremos o trabalho de campo para coletar mais dados, e levantar mais questões sobre a língua.
CONCLUSÃO:
Este teve o intuito de colaborar com o estudo linguístico das línguas indígenas brasileiras, por meio da descrição fonética da língua Ye'kuana, falada em Roraima, que ainda não conta com documentação linguística. Essa foi a fase inicial de um projeto maior, que continua a ser desenvolvido, de descrição e documentação da língua Ye'kuana. Nesse contexto, já começamos a desenhar também uma descrição fonológica da língua, a partir dos dados coletados com um colaborador falante da língua. Além disso, cada vez mais vemos a importância dos estudos das línguas indígenas, não apenas, mas de sociedades minoritárias em geral. Língua é identidade, logo sua perda traz consequências catastróficas para um povo. O aprendizado vai não só para a Linguística, pois conhecer a língua de um povo é conhecer seu modo de pensar, de organizar as ideias, temos aí uma riqueza inestimável. A diversidade linguística e cultural é uma das maiores riquezas da humanidade. E o povo Ye'kuana nos dá excelentes mostras disso.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/ CNPq
Palavras-chave: línguas índigenas, fonética e fonologia, Ye'kuana.