62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
GERENCIA DE PROJETO E METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE UMA AERONAVE RADIO CONTROLADA.
Thiago Valente da Costa 1
Júlio Augusto da Silva Aviz 1
1. Instituto de Tecnologia, Mecânica, Universidade Federal do Pará / UFPA
INTRODUÇÃO:
O projeto pode ser designado como um conjunto de atividades que tem por objetivo conceber e definir completamente um produto, de forma que este possa ser concebido e perpassado por todas suas etapas com êxito. O projeto de um produto inicia quando se é estabelecido a necessidade do produto, portanto o presente trabalho tem por objetivos explicitar a metodologia utilizada no projeto Desenvolvimento de um produto, uma aeronave radio controlada que transporte a maior carga útil possível. O desenvolvimento deste produto seguiu a uma seqüência de etapas, tais como, o Projeto Informacional, Projeto Conceitual, Projeto Preliminar e Projeto Detalhado. Esta seqüência deve ser efetuada a diferentes níveis de detalhamento, ou seja, ao nível do produto como um todo (nível macro), até o nível de sistemas e montagens e a um nível de peças e seus detalhes (nível micro). Alem de abordar as etapas de organização e gerenciamento de todo o processo de projeto, sendo essencial para garantir um produto final que atenda os critérios desejados.
METODOLOGIA:
O Projeto iniciou para atender uma necessidade detectada, ou seja, a construção de uma aeronave rádio controlada que suporte elevadas cargas. Realizou-se a busca de informações, onde definiu-se os requisitos, as restrições e todos os atributos aerodinâmicos e estruturais, desempenho do motor adequado para propulsionar a aeronave com peso total, estrutura da fuselagem e trem de pouso que suportem o impacto com o solo no momento da aterrissagem. Posteriormente a etapa de concepção, onde se fundiu as etapas de projeto conceitual e preliminar, segundo o conceito de engenharia simultânea, fez-se um estudo paramétrico e criação dos layouts da fuselagem, projeto aerodinâmico e finalmente de todo avião com seus sistemas e peças todos interligados, utilizando ferramenta de desenho computacional Autodesk Inventor 3D, além de estimativa de massa, avaliação aerodinâmica (curva polar, performance ), cálculos de CG, inércia e simulação de vôo. Finalmente atingiu-se o projeto detalhado com a construção do protótipo funcional, protótipo de desempenho e protótipo de durabilidade. A equipe de projeto estabeleceu o cronograma de atividades. Na organização e gerenciamento da equipe buscou-se a definição e o encadeamento das diferentes tarefas para alcance das metas dentro dos prazos estabelecidos.
RESULTADOS:
O Banco de dados criado contendo informações da literatura que aborda a aeronave com as mesmas características aerodinâmicas e estruturais evidenciou-se a necessidade de construção de superfícies de sustentação com elevada relação de aspecto (CL), possibilitando uma maior sustentação aerodinâmica, fator essencial para atender a função de suporte de carga. O projeto informacional no desenvolvimento de qualquer projeto de produto é eficiente, pois gera especificações de requisitos e restrições que reduzem o tempo de fabricação. A seqüência de etapas no desenvolvimento de produtos se mostrou de suma importância, pois se torna possível avaliar os efeitos das decisões tomadas em todos os subsistemas e por toda equipe projetista a fim de atender as exigências do consumidor e/ou critérios de construção. A utilização da ferramenta de engenharia simultânea previne que problemas sejam detectados somente nas etapas mais avançadas fazendo com que o projeto seja parcialmente refeito, não obstante esse conceito acelera o desenvolvimento do produto, com as fases ocorrendo de forma conjunta, usando equipes multidisciplinares. Os protótipos permitiram verificar a capacidade de o projeto desempenhar a função pretendida, caracterizando funções como capacidade de carga, resistência e durabilidade.
CONCLUSÃO:
Para elaboração do desenvolvimento de um produto é necessário se estabelecer o que se deseja como produto final, para divisão e distribuição das etapas em seus diferentes níveis, estando essas interligadas. Cada nível de organização no processo produtivo deve atender as necessidades que o consumidor do produto deseja, neste caso, atender as normas e critérios técnicos necessários para uma aeronave segura em condições de vôo a baixo custo. A elaboração e execução de todas as etapas de desenvolvimento de um produto são essenciais, pois aceleram o fluxo do processo tornando-o continuo e menos dispendioso, fatores essenciais na indústria moderna. Quando estas seqüências são efetuadas a diferentes níveis de detalhamento, aos níveis macro e micro, é possível avaliar os efeitos das decisões tomadas que se refletem no produto final. Além de propiciar aos projetistas uma ampla visão do processo com a possibilidade de mudanças necessárias ao bom funcionamento de uma peça ou sistema da aeronave. O trabalho sistematizado e em equipe produz rodízio de responsabilidades, potencializa as atividades do trabalho e propicia melhores resultados.
Palavras-chave: Projeto, Produto, Aeronave.