62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
MOVIMENTO MUSICAL CANDANGO: IDENTIDADE E ESTILO MUSICAL
André Felipe de Arujo Arraes 1
MARIA CRISTINA DE CARVALHO CASCELLI DE AZEVEDO 1
1. UnB Instituto de Artes, Departemnto de música
INTRODUÇÃO:
Brasília apresenta um hibridismo de gêneros e estilos musicais que expressam um rompimento de fronteiras culturais e uma troca musical, econômica e social. A paisagem musical brasiliense entrelaça com um contexto social eclético, que segundo Stokes (1994) "dá sentido àquilo que as pessoas reconhecem como identidades e lugares e fronteiras que as separam". A sociabilidade musical ocorre em diferentes locais (quadras, universidade, bares, periferia) onde as diferenças se complementam na formação de grupos e estilos musicais, somando-se influências, origens e experiências. Sob essa perspectiva, esta pesquisa procurou compreender como os grupos musicais de Brasília reconhecem e caracterizam sua produção e "estilo" musical. Pretendeu-se investigar: 1) que influências musicais e não musicais interferem no processo de produção musical; 2) onde e como os músicos desenvolvem seus conhecimentos musicais; 3) como ocorre a troca de vivências e conhecimentos musicais entre os membros do grupo.
METODOLOGIA:
O Estudo de Caso foi o método de pesquisa adotado, pois permite aprofundar o contato com o fenômeno investigado, mas restringe os resultados a grupos com características semelhantes (MOROZ e GIANFALDONI, 2002). O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semi-estruturada com roteiro prévio: 1) origem e formação instrumental; 2) influências musicais; 3) formação e vivências musicais; 4) contexto social e identidade; 5) produção musical e "cena musical"; 6) processo de criação musical. A banda selecionada foi o TERNO ELÉTRICO que atendeu aos critérios de facilidade de contato com pelo menos um dos membros; atuação desde a década de 90 e concordância em participar da pesquisa. A entrevista foi realizada com o baterista Janari que esteve disponível e concordou em participar da pesquisa. O diálogo foi gravado em MP3, transcrito literalmente e depois se realizou a categorização e redução dos dados.
RESULTADOS:
O TERNO ELÉTRICO é uma banda de rock da periferia do Distrito Federal atuando há 16 anos. Sua produção musical está relacionada às vivências e preferências musicais dos músicos e às suas concepções sobre a função da música na sociedade. As letras retratam a violência, a marginalidade, a discriminação, o preconceito e a diferença social. A banda valoriza sua "atitude": postura em relação a um contexto social. Nesse sentido, os músicos reforçam seu compromisso com a realidade brasiliense e com o grupo sócio-cultural que eles se identificam (periferia do DF). As influências musicais são: "blues"; rock dos anos 70 e 80; rock progressivo (Yes, Terço) e rock brasileiro (Cazuza, Rita Lee e Mutantes). O grupo apresenta uma experiência musical diversificada: os músicos tocam em outras bandas e acompanham cantores. Os músicos são autodidatas, mas também estudaram música como Janari. Segundo o baterista para tocar rock and roll é preciso "viver o rock".
CONCLUSÃO:
A pesquisa revelou a forte identificação da banda com o seu contexto sócio-cultural de origem e de atuação. Suas músicas retratam a realidade da periferia do Distrito Federal, o que as diferenciam de composições de outras bandas de rock do Plano Piloto. Na fala de Janari percebe-se a importância das vivências e experiências musicais dos músicos na formação do estilo próprio da banda. A produção musical retrata o compromisso dos integrantes com os princípios estético-musicais e sociais que acreditam. Na fala do músico Janari, identifica-se a valorização de uma concepção de produção musical em que se destaca o papel do músico e de sua música como expressão de uma realidade social. O músico destaca a importância do discurso musical comunicar uma "atitude" e critica a audiência que busca o entretenimento e o lazer. Concordando com Demeuldre (2000) percebe-se na pesquisa realizada uma forte conexão entre a estética musical da banda, suas influências musicais e seu contexto social.
Palavras-chave: Bandas de Brasília, Estilo musical, Aprendizagem musical.