62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 3. Clínica Médica
AVALIAÇÃO DA ADESÃO À DIETA EM PACIENTES PORTADORES DE DOENÇAS RELACIONADAS À SÍNDROME METABÓLICA
Gabriela Carminhola Gomes Varela 1
Juliana Bento Cunha 1
Juliana Duarte Figueiredo 1
Priscila Nobre Dantas 1
Josivan Gomes Lima 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
INTRODUÇÃO:
O estudo tem o objetivo de conhecer o grau de adesão e os motivos para a não adesão à dieta pelos pacientes do ambulatório de endocrinologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), portadores de doenças que compõem o quadro de Síndrome Metabólica (SM): Diabetes Mellitus (DM), Hipertensão (HAS), Dislipidemias e Obesidade.
METODOLOGIA:
Estudo do tipo inquérito, individual, observacional, transversal. Foram entrevistados pacientes atendidos no ambulatório de endocrinologia do HUOL durante os meses de maio a novembro de 2009, previamente diagnosticados como portadores de alguma doença componente do quadro de SM e que já tinham recebido alguma prescrição. Após a realização de medidas antropométricas, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas para averiguar adesão total, parcial ou ausente à dieta, se essa é orientada por um nutricionista e os motivos da não adesão.
RESULTADOS:
Foram entrevistados 116 pacientes, com DM, HAS, dislipidemia e/ou obesidade, dentre os quais 37,93% alegaram adesão total à dieta, 25,86% adesão parcial à dieta, 36,2% não adesão à dieta. Dos que aderiram total ou parcialmente à dieta, 51,42% receberam orientações de um nutricionista e 48,57% não foram orientados. Dentre os motivos alegados para não adesão ou adesão parcial, tem-se: 36,3% não conseguem seguir a dieta (fatores motivacionais, sabor desagradável dos alimentos); 27,3% não sentem necessidade de realizar dieta (falta de informações quanto às repercussões da dieta e sua importância); 13,6% não apresentam condições financeiras para custear dieta; 13,6% não tiveram acesso a orientações quanto a dieta a seguir; 9,1% não tem tempo de preparar refeições restritas em calorias.
CONCLUSÃO:
A baixa porcentagem de adesão total à dieta mostra a necessidade de uma mudança na abordagem desse componente do tratamento junto aos pacientes. Os motivos para a não adesão podem guiar os profissionais de saúde na sua prática diária, motivando e informando o paciente quanto à importância da dieta, buscando uma abordagem multiprofissional, oferecendo opções agradáveis ao paladar, de preparo rápido e baixo custo.
Palavras-chave: Síndrome Metabólica, Adesão , Dieta.