62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
INCLUSÃO, IDENTIDADE E DIFERENÇA: IDEIAS E REFLEXÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Cláudio Marques Mandarino 1
1. Curso de Educação Física - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
INTRODUÇÃO:

O objetivo do estudo é fazer uma interpretação das ideias e reflexões dos acadêmicos em relação a três temas específicos: inclusão, identidade e diferença. O pano de fundo deste trabalho está em refletir sobre estes temas nas questões pedagógicas que tratam do espaço educacional e que, na sociedade contemporânea, também estão presentes na formação dos escolares. Neste sentido, desconsiderar o tempo em que vivemos e os desafios que ele nos impõe pode incorrer em direcionarmos o foco do nosso olhar, somente, para questões técnicas, de tendências pedagógicas, quadros patológicos, e deixarmos de identificar outras capturas que a escola, com a in/exclusão (LOPES, 2007) produz no interior da sociedade atual, entendida por Bauman (2001), como modernidade líquida.

METODOLOGIA:

Esta é uma pesquisa de caráter descritivo. Participaram da pesquisa 42 alunos matriculados na disciplina de Estratégias de Ensino e Inclusão no segundo semestre de 2009. Foram feitas, muitas dinâmicas no decorrer das aulas, tais como: leitura de textos, seminário, aulas desenvolvidas como práticas de experimentação, análise de filmes (Crianças Invisíveis e Documentário sobre o projeto Dark Side of the Moon do Grupo de Rock Pink Ployd) e observação das obras de Maurits Cornelis Escher. Foram feitas análises de discurso dos ensaios entregues pelos estudantes. Juntamente com a entrega foi realizado um seminário para apresentar os posicionamentos relacionados o que iriam entregar. A Alteridade foi a categoria central identificada nos textos lidos.

RESULTADOS:

Ao escreverem sobre os temas de inclusão, identidade e diferença, três direções são dadas nas ideias e reflexões dos acadêmicos: a partir de uma experiência de si, de como compreendem-se neste processo a partir de uma relação intimista; outra, no sentido de posicionarem a inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais como um problema a ser resolvido, pois, é um sujeito que se afasta da média; e, por terceira, trazem para o debate questões sobre a infância, exclusão social, etnia, religiosidade, etc., como uma forma de traduzir um sentimento em que o outro está exposto. A alteridade, o ser outro como uma categoria que surge nos textos, mostra que os acadêmicos apresentam um entendimento em que a identidade é uma representação. Enquanto representação, a potencialidade que a diferença traz, aparece relacionada com anormalidade. Inclusão e diferença passam, a representar, neste caso, um enfraquecimento político de quem é capturado pela norma (LOPES, 20079).

CONCLUSÃO:
Traduzir o discurso dos acadêmicos a partir da forma como se mostraram, ou seja, escrevendo um ensaio que, juntamente, com a sua liberdade de escrita, também, implicou numa escrita que esteve relacionada com um dos critérios de aprovação da disciplina, necessitou de alguns cuidados de interpretação. Neste caso, a pesquisa mostrou que as ideias dos acadêmicos permitiram especular que: passaram a refletir sobre pontos de vista que até então, não eram centrais em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais na escola; e, que os desafios que o cotidiano escolar impõe na sua formação tem uma origem empírica enquanto compreensão do fenômeno. Neste sentido, a proposta desenvolvida em sala de aula, sem nenhuma garantia de ser uma pedagogia sagrada (com final feliz), permitiu que os elementos da sociedade contemporânea fossem incorporados e contribuíssem para outros olhares de interpretações na formação de escolares a partir das identidades, diferenças e in/exclusões. A categoria Alteridade, mostra que os sentidos dados a ela falam de acadêmicos voltados para questões de resultados, vantagens e desvantagens no momento em que estão juntos escolares com diferentes histórias e experiências.
Palavras-chave: Inclusão , Diferença, Alteridade.