62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
"UMA RE-EDUCAÇÃO INTEGRAL DIRIGIDA AOS MOVIMENTOS DOS CINCO CORPOS DE CONSCIÊNCIA COMO CAMPO, INTUINDO A IMPORTÂNCIA DA CORPOREIDADE PARA A CONSCIÊNCIA DE SI E A CONSTRUÇÃO DO SENTIMENTO DE AMOR A VIDA COM QUALIDADE"
Gracilene Maria Daniel de Souza 1
1. Governo do Estado do RN - SEEC - QVT
INTRODUÇÃO:
O presente artigo é um estudo de caso, da implantação do QVT do Governo do Estado do RN e mais especificamente do QVT da SEEC, dentro do fenômeno da corporeidade. Partimos do pressuposto que a corporeidade seja a linguagem comportamental entre corpo/mente/espírito, no caso, as representações de significados mentais e seus efeitos correlatos. Como fazer uma mudança no contexto em que processamos significados para um salto quântico criativo re-significando a nossa percepção de mundo? Pensamos ser essa é uma das questões da nossa crise de identidade. O principal objetivo deste estudo era observar, descrever e analisar a importância da vivencia de um grupo de pessoas que participam do QVT-SEEC-RN, nos seus pontos fortes, para possíveis mudanças de hábitos, visando desenvolver reflexão centrado no ser humano que valoriza o corpo na totalidade das relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza, na perspectiva da felicidade e da construção do sentimento de amor à vida com qualidade. O objetivo geral foi desdobrado três específicos:1.Refletir sobre aspectos fundamentais da corporeidade. 2.Apresentar conceitos, princípios e práticas do bem viver. 3.Discutir com o grupo o compromisso social dos indivíduos e das coletividades humanas o significado de felicidade.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica adotada neste estudo é de natureza participante, ressaltando a observação com o método Etnocorporeidade, elaborado pela professora Katia Brandão Cavalcanti da UFRN. Este estudo por observação é necessário porque parte do comportamento das pessoas é baseado em conhecimento não-falado, o conhecimento tácito. Assim, não é suficiente fazer perguntas, é necessário observar o que as pessoas fazem, as ferramentas que utilizam e como se relacionam entre si. Ser testemunha da própria participação no processo da vida com a vida privada, associada com práticas de Yoga, Dança de Salão, Caminhadas, Aikedô, Leitura de bons livros, Estudo em grupo, Cinema no trabalho, Educação ambiental e Iniciação musical, observando o eu no outro e o processo do movimento do próprio pensamento é a idéia da testemunha e do participante ao mesmo tempo, com o corpo físico, a roupa que veste nessa existência o próprio laboratório, ser o diferencial nesse método.
RESULTADOS:

Os resultados são a prova real na vida das pessoas, em satisfação com o viver, melhoria na saúde e rendimento no trabalho. A metodologia estatística empregada foi à contabilização da diminuição das faltas ao trabalho com atestados médicos por motivo de doenças. Essa é a intenção. Pensamos encontrar outra possibilidade de viver em uma sociedade de controle, numa outra maneira de se relacionar com o mundo e com os outros e as modificações subjetivas do que vivenciamos na pele como no "faz de conta" onde "Tanto o feiticeiro como os enfeitiçados são ao mesmo tempo conscientes e iludidos. Mas um deles escolhe o papel de iludido". (HUIZINGA, 2001, p. 27). O entrelaçamento é uma realidade que envolve pequenas partículas subatômicas, como elétrons e fótons. Todos os dados são escritos apenas com dois símbolos, o 0 e o 1. Se a eletricidade corre para a esquerda significa 1 (positivo), e se corre para direita significa 0 (neutro). Positivo significa 'ação' e o neutro significa 'não reação', ou seja, som e silêncio,  existe e não existe. Indica com isso que o negativo fomos nós que criamos.

CONCLUSÃO:
Fomos ganhadores do primeiro lugar no QVT em orgão público a nível nacional, concedido pela ABQV no ano de 2006, quando eramos ainda laboratória na EMATER-RN. Temos a idéia de que quando você é observado nos seus pontos fortes, essa energia se expande ao ponto de seus pontos fracos caírem no esquecimento e serem transformados naturalmente. "Existência é vibração. O universo inteiro vibra, e cada coisa gera a sua própria freqüência, uma freqüência que é única". (EMOTO, 2006, pág. 32). As vibrações se atraem e interagem. Não podemos mudar o passado, mas podemos mudar o futuro no eterno, o momento 'agora'. Não é manchado pelo passado nem futuro. "A freqüência de tudo que existe no cosmo se resume a sete elementos, a teoria do dó-ré-mi-fá-sol-lá e si. A freqüência em forma de som nos dá a revelação mais importante que é a da ressonância. Os sons que tem a mesma freqüência ressoam [...] criando uma onda sonora que possui a mesma freqüência. Quando um lado cria uma freqüência e o outro reage com o mesmo som, eles ressoam". (EMOTO, 2006, pág. 71). Podemos pensar em contagiar, ressoando como uma onda que propaga sentimentos de felicidade e amor. "Talvez seja à hora de pararmos de vê-lo como agente do mal. Creio que subestimamos nossas capacidades inatas". (EMOTO, 2006, pág. 90). 
Instituição de Fomento: Secretarias de Estado de Educação e Cultura do RN
Palavras-chave: Sentimento de amor , Etnocorporeidade, Consciência de si.