62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Tessituras de gênero: recriando o corpo feminino na arte de Pedro Américo no espaço escolar
Márcia da Silva Costa 1
Ligia Pereira dos Santos 1
1. Depto. de Educação, Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Campina Grande.
INTRODUÇÃO:
O presente Projeto de Extensão discute a recriação do corpo feminino na arte de Pedro Américo no espaço escolar junto à comunidade escolar discente, numa Instituição Escolar Pública de Ensino Fundamental, no município de Campina Grande-PB. A aplicação do mesmo teve por finalidade construir estratégias de intervenções na prática escolar da referida escola de modo a favorecer uma educação inclusiva e equânime de aceitação do belo a partir do corpo feminino nas obras pictóricas do paraibano Pedro Américo de Figueiredo e Mello (*1843-1905+) que começou a carreira artística ainda em fase infante. Objetivou ainda incentivar dons adormecidos, aprimorar nos educadores/as métodos que facilitem a prática docente, bem como, provocar nos/as alunos/as um despertar para o amor ao patrimônio sociocultural e memória, considerando a contribuição do referido artista paraibano.  
METODOLOGIA:
Utilizamos as Oficinas de Arte, enquanto espaço metodológico de uma prática construtora de mecanismos que criam e recriam formas diversas de reflexão da memória artística. Privilegiamos neste trabalho a metodologia de caráter qualitativo, com registros da investigação no caderno etnográfico, utilizando a observação livre em passeios ao município do pintor (Areia), além da realização de oficinas, com trabalhos artísticos produzidos pelos/as alunos/as. Nosso trabalho segue o paradigma da micro história (VAINFAS, 2002) posto que a arte de Pedro Américo reflete valores de gênero e sexualidade que não são "naturalmente" dados, e, sim, construídos culturalmente, (LOURO, 2000) legitimados de acordo com a época através de valores impostos nos corpos masculinos e femininos.
RESULTADOS:
Observamos que a arte de Pedro Américo levada para o contexto escolar desperta no/na aluno/na um desejo de buscar novos horizontes, desenvolvendo auto-estima e autonomia, levando-os a perceberem e participarem de um novo conhecimento cultural, tornando-os capazes de expressar melhor as idéias e sentimentos através do descobrimento de dons adormecidos e do resgate da arte de sua região antes ignorados. Sendo assim, o incentivo a arte levo-os a compreender as relações entre o todo e as partes, a terem uma nova visão de cultura e memória e a entender que as artes são uma forma diferente de conhecer e interpretar o mundo. Logo, a Arte precisa ser aplicada no contexto escolar de forma que amplie o âmbito e a qualidade das experiências estéticas dos alunos e alunas. As oficinas favoreceram a formação de hábitos e atitudes nos discentes por uma educação que respeite a memória de nossa cultura e promova um olhar acurado sobre o corpo feminino nas obras do autor.
CONCLUSÃO:

Podemos concluir que o projeto realizado na escola foi de grande contribuição, pois levou uma aproximação das artes plásticas com a escola, incentivando a cultura no município e provocou no/a aluno/a um despertar para o amor ao patrimônio sociocultural e memória, considerando a contribuição do pintor paraibano Pedro Américo. Observamos que ao se propor as atividades de pintura e releitura das obras de Pedro Américo, sem dúvida, os alunos e alunas passaram a valorizar, respeitar e apreciar essas obras como uma experiência única, assim como aprenderam que o processo de criar requer decisões. Portanto, tais atividades contribuíram para melhorar a qualidade de sua expressão artística, levando-os a confiar em suas sensibilidades e percepções para determinar a adequação do que criaram.

 

Instituição de Fomento: Pró-reitoria de Pós Graduação e Pesquisa Científica - PROEAC
Palavras-chave: ARTE, MEMÓRIA, EDUCAÇÃO.