62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
A INTERNET COMO FACILITADORA DA DIFUSÃO DE PROPOSTAS DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Juliana Cilento da Silva 1
João Batista Garcia Canalle 1
1. Universidade do Estado do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências, em particular a Física e a Astronomia, nos níveis fundamental e médio são muito livrescos, ou seja, os livros didáticos fornecem poucas sugestões de atividades práticas para demonstrar os fenômenos físicos e astronômicos. O professor, por sua vez, em sua formação, em geral é pouco treinado no desenvolvimento dos próprios materiais didáticos para enriquecer suas aulas. Este trabalho visa mostrar ao público de professores que muitos experimentos podem ser feitos de forma muito simples, criativa e eficientes em seus propósitos. Normalmente a difusão destas propostas se dá pela publicação em periódicos especializados, os quais também são de difícil acesso aos professores do ensino fundamental e médio. Por isso estamos apresentando, por meio do site pontociência, para todos os professores e interessados pela Astronomia, experimentos feitos passo a passo à base de fotos e vídeos explicativos usando materiais de fácil acesso e baixo custo, tendo como objetivos auxiliar os professores no enriquecimento de suas aulas e na divulgação da Astronomia e da Física.
METODOLOGIA:
Ensinamos a fazer experimentos, explicando passo a passo por meio de fotos (com títulos e legendas) e vídeos, desde a introdução até utilização a do experimento. Através da internet podemos divulgar esse trabalho para um maior número de professores e interessados por Física e Astronomia. A idéia principal é demonstra a construção e uso dos experimentos usando o mínimo de textos e o máximo de fotos e vídeos curtos, uma vez que este processo de "leitura" é mais rápido e claro para os nossos propósitos do que longos textos com figuras ou poucas fotos, o que é normal quando se publica artigos ou livros contendo experimentos didáticos.
RESULTADOS:
O número de acessos aos experimentos é muito, mas muito maior do que se teria se os tivéssemos publicados em qualquer revista especializada. Por exemplo, o experimentos sobre a construção de um planisfério rotativo para o hemisfério sul foi visualizado 1207 vezes em menos de 2 meses; a comparação entre os volumes da Terra e da Lua, em duas e três dimensões foi visualizado 783 vezes; a determinação dos pontos cardeais usando o método da bissetriz das sombras foi visto 902 vezes; a construção de uma luneta usando lentes de óculos foi visto 1633 vezes; a comparação entre os volumes do Sol e dos Planetas em escala, tridimensional, foi visto 1573 e a mesma comparação na forma bidimensional foi visto 744 vezes; a comparação entre os diâmetros do Sol e a órbita da Lua foi visto 805 vezes o foguete de canudinho de refrigerante foi visto 1555 vezes; o relógio solar com garrafa PET foi visto 757 vezes e Record de visualizações foi o filme do achatamento terrestre, o qual foi o que colocamos no site no início de 2009 e foi visto 1631 vezes. O número de visualizações demonstra que o alcance desta metodologia de divulgação dos resultados dos trabalhos de construção de experimentos didáticos com dezenas de fotos de cada detalhe da construção é mais abrangente do que as publicações especializadas na forma impressa.
CONCLUSÃO:
Este trabalho mostra que a internet está facilitando o acesso às propostas de atividades práticas que os professores e também os pesquisadores estão disponibilizando na internet.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Astronomia, Experimentos, Difusão via internet.