62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 5. Antropologia Urbana
A PRAÇA TOMÉ DE SOUSA NA CIDADE DE SALVADOR: TRAJETÓRIA E USOS.
Alzilene Ferreira da Silva 1
Lisabete Coradini 1, 2
1. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS, Universidade Federal do R
2. Profª Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A cidade é tecida cotidianamente a partir das relações sociais que nela se estabelecem, e essas relações são engendradas de modo diferente em cada momento, em cada contexto específico. Nesta perspectiva a primeira Praça da cidade de Salvador, a Praça Tomé de Sousa, apresenta-se como elemento rico de significado, tornou-se ao longo dos tempos, importante espaço para grupos sociais distintos. Sua trajetória e significação acabam por torná-la uma referência simbólica da cidade. Constituindo-se, portanto, em valioso espaço que marca sucessivas gerações, testemunha e agente que é de épocas e de histórias de vida. Seguindo o rastro dessas considerações surge o presente trabalho que visa a analisar algumas transformações ocorridas na Praça Matriz no que se refere as principais práticas sociais ali desenvolvidas ao longo dos tempos. O foco do estudo relaciona-se, sobretudo ao contexto atual, onde a Praça tornou-se palco para realização de diversos eventos culturais. Cumpre, assim, ressaltar o engate da temática com as políticas de revitalização urbanas, que se alinham aos processos de gentrification do patrimônio cultural. No rastro dessas alterações sócio-espaciais, as áreas centrais das cidades vêm sendo transformadas em pontos de consumo cultural e turístico.
METODOLOGIA:
O trabalho aqui apresentado é de natureza qualitativa. Seguindo essa trilha a construção de etnografia delinea-se como abordagem de investigação científica, o que contribui sobremaneira para a elaboração da pesquisa qualitativa - pois congrega a descrição do observado e a interpretação viabilizada pelos diversos estudos procedidos. Assim, a metodologia que norteou a feitura do trabalho abrange os seguintes eixos de pesquisa, a saber: a) Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental; b) Pesquisa Etnográfica (observações, visitas a Praça Tomé de Sousa - localizada no Centro Histórico de Salvador - entrevistas e registros fotográficos).
RESULTADOS:
Salvador é considerada, atualmente, a terceira maior cidade brasileira, quanto a população. Sua primeira Praça, que outrora conformava-se como o local dos jogos, das touradas, dos conflitos, mobilizações populares, dos eventos e festejos religiosos. No presente, ainda, visualiza-se uma continuidade do quadro delineado no passado, com outras configurações. Dessa maneira, a Praça Matriz, é um espaço onde ocorre uma série de manifestações culturais e políticas. Encontra-se na Praça, festejos carnavalescos e protestos, da apresentação de teatro a feira de livros, do contador de história ao performista, de turistas deslumbrados a ao vendedor ambulante, da apresentação de capoeira a comemoração do Natal, dos shows musicais a exposição de arte, da feira de artesanato a apresentação de recitais, do espetáculo de dança a cinema na praça. Uma constelação de usos e apropriações pululam na praça. Para tessitura do estudo, além da revisão bibliográfica, realizou-se entrevistas semi-estruturadas com pessoas envolvidas com as atividades na Praça e freqüentadores. Pesquisa em jornais e revistas impressos e na Internet, também de fontes iconográficas e documentais. O registro fotográfico apresenta-se como elemento importante do trabalho de campo.
CONCLUSÃO:
Assiste-se na contemporaneidade a transformação da cidade em "centros de consumo" Essas alterações abrem caminhos para os estudos pertinentes aos processos de revitalização dos centros urbanos que, cada vez mais, vem ganhando espaço para compreensão da dinâmica urbana. Cumpre dizer, que no bojo desse processo a "cultura" é incorporada as experiências de revitalização. Assim, na esteira dessas modificações as tradições locais e o patrimônio histórico são tidos como mercadoria de altíssimo valor. Nesse sentido, o estudo realizado os eventos promovidos na Praça podem responder a essa tendência de revitalização.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Palavras-chave: Centro Histórico, Praça Tomé de Sousa, Patrimônio Cultural.