62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR ENTRE A PEDAGOGIA, A FÍSICA E A MATEMÁTICA NO INTERIOR DO COLÉGIO AMAPAENSE.
Elida Viana de Souza 1
Romualdo Tavares de Oliveira 1
Italo Bruno Mendes Duarte 1
Lorena Souza da Silva 1
1. Universidade Federal do Amapá
INTRODUÇÃO:

Uma das finalidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (PIBID) é a de promover o crescimento da qualidade das ações voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Desse modo, o programa procura viabilizar introdução dos licenciados no cotidiano das escolas da rede pública de educação, intencionado a integração entre a educação superior e educação básica. Além disso, o programa objetiva proporcionar aos futuros educadores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores (MEC/CAPES, 2009). Portanto, este trabalho teve como objetivo investigar a visão dos acadêmicos dos cursos de licenciatura plena em Pedagogia, Física e Matemática sobre as contribuições do PIBID na sua formação, enquanto futuros professores.

 

METODOLOGIA:

Participaram dessa pesquisa 09 acadêmicos da universidade Federal do Amapá (UNIFAP) que atuaram como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência no Colégio Amapaense. Dos 09 participantes, 03 do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, 03 do curso de Matemática e 03 do curso de Física. Este estudo envolveu a realização de 09 entrevistas com os bolsistas do PIBID. As entrevistas foram gravadas em fitas-cassetes e, posteriormente, transcritas e analisadas por categoria numa abordagem qualitativa.

RESULTADOS:

O resultado da pesquisa apontou a existência de duas posturas dos bolsistas com relação ao trabalho desenvolvido na escola com os professores: a) os bolsistas que vêem as ações desenvolvidas na escola como determinantes na continuação de sua carreira de magistério;b) os bolsistas que acham que o trabalho desenvolvido em conjunto com os professores da escola os ajudou a saber como aplicar o conhecimento adquirida na universidade na prática docente de sala de aula. Quanto aos conhecimentos mais significativos adquiridos na experiência durante os trabalhos do PIBID na escola verificou-se três posicionamentos: a) os bolsistas que acreditam que o conhecimento mais importante foi a transposição dos conteúdos durante as aulas; b) os bolsistas que acham que o conhecimento mais importante foi conhecer a realidade da escola pública e; c)os bolsistas que acham que o conhecimento mais importante foi desenvolver o domínio de sala de aula.     

CONCLUSÃO:

Diante dos resultados apresentados conclui-se que: são necessários maiores investimentos no programa de bolsas institucionais de iniciação a docência para que se amplie a participação de acadêmicos em instituições públicas; que se ampliem os laços entre as universidades e as escolas de educação básica para que se fortaleçam os saberes dos futuros profissionais da educação que irão atuar na sua maior parte em unidades de ensino públicas.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: interdisciplinaridade, programa institucional, formação inicial de professores.