62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 5. Biofísica
Efeito da estimulação do acupunto  "Taixi" (R.6) sobre a biodisponibilidade do pertecnetato de sódio em ratos Wistar
Lúcia de Fátima Amorim 1
Danielle Amorim Bautista 1
Sebastião David Santos-Filho 2
Mário Bernardo-Filho 2
Larissa Christina Gomes Dos Santos 1
1. Depto.de Biofísica e Farmacologia CB-UFRN
2. Dpto Biofísica e Biometria UERJ- UERJ
INTRODUÇÃO:
O efeito da estimulação do acupunto Taixi (R-6) sobre a biodisponibilidade de radiofármaco 99mTc-pertecnetato de sódio (Na99mTcO4) em ratos Wistar foi investigado. O ponto de acupuntura R-6 tem sido utilizado com sucesso no tratamento de diversas patologias óssea, pulmonar, renal, do aparelho reprodutor e doenças crônicas de uma maneira geral.
METODOLOGIA:

Foram utilizados 10 ratos Wistar machos, os quais foram divididos em dois grupos: tratado (n=5) e controle (n=5). No grupo tratado foi feita a inserção bilateral de agulhas de aço inoxidável no ponto Taixi em ratos anestesiados. A administração de 0,3 ml de de Na99mTcO4 (3.7MBq) via plexo ocular foi realizada 10 minutos após a inserção das agulhas de acupuntura. Os animais foram sacrificados 10 minutos após a injeção do radiofármaco, seus órgãos foram  retirados e contados em cintilador sólido. A percentagem de radioatividade (%ATI) incorporada nos órgãos foi calculada e analisada estatisticamente com o teste de Wilcoxon (p<0,05).

RESULTADOS:

Os resultados mostram que houve um aumento significativo da %ATI (p<0,05), no coração, pulmão, rim, fêmur e baço nos animais tratados com a acupuntura. Estes resultados sugerem uma relação da estimulação do Taixi com os órgãos e vísceras, explicada pela Teoria do Zang-Fu e dos Cinco Movimentos.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem o efeito da acupuntura sobre a biodisponibilidade de radiofármacos. Os dados apresentados poderão contribuir para o esclarecimento da ação dos pontos de acupuntura em vários órgãos e tecidos.

Instituição de Fomento: UFRN
Palavras-chave: Acupuntura, Biodisponibilidade, Radiofármaco.