62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
UM ESTUDO DA IDENTIFICAÇÃO E PERCURSO ESCOLAR DOS JOVENS QUE INGRESSARAM NA SEGUNDA ENTRADA NO PROGRAMA PROJOVEM URBANO
Leonor de Campos Dias 1, 2
Juliana Pereira da Silva 2
Maria Emilia Barrios Rodriguês 3, 2
Eliane Ribeiro Andrade 2
Luiz Carlos Gil Esteves 2
1. Faculdade de Educação /UERJ
2. Progr. de Pós-graduação em Educ. /Núcleo Av., Monit. e Pesq. Projovem /UNIRIO
3. Faculdade de Matemática/UFRRJ
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é um recorte do relatório "Alunos do Projovem Urbano: Estudo a partir do Survey 1 - 2ª entrada", elaborado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas - POPE, da UNIRIO, que teve como finalidade traçar o perfil dos jovens inseridos no Projovem Urbano, oriundos de um conjunto de municípios que ingressaram no mesmo em maio e junho de 2009 - a chamada segunda entrada. O recorte tem como principal foco apresentar os dados acerca da identificação a partir dos temas: sexo, idade, cor/raça, local de nascimento, religião (autodeclarada) e a freqüência nos espaços religiosos. Paralelamente serão apresentados os dados do percurso escolar em que se verifica a idade com que o aluno do Programa entrou na escola, se parou de estudar antes do término do período letivo, se houve repetência e qual foi a última série do ensino fundamental concluída, ou seja, serão trabalhados os caminhos trilhados pelos alunos.
METODOLOGIA:
O Survey 1 - 2ª entrada foi realizado no período maio/junho de 2009, nos núcleos do Projovem Urbano em que houve a segunda entrada, abrangendo 30 municípios de 19 estados das cinco regiões do Brasil. Trata-se de uma parte integrante da avaliação diagnóstica com os novos alunos do Programa. O instrumento quantitativo é composto por 35 questões que abordaram seis blocos temáticos, dos quais destacamos: Identificação e Trajetória escolar. O universo inicial abrangido pela pesquisa foi de 3532 jovens, entretanto, foram considerados e analisados pela pesquisa 3403 questionários, pois a metodologia quantitativa adotada utilizou dois filtros que invalidaram os questionários que não continham a identificação do sexo e aqueles que não estavam de acordo com a faixa etária atendida pelo Programa. Também não foram quantificadas as respostas nulas ou em branco. As informações foram processadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/CAED, vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF, estando o banco de dados sob a responsabilidade da Coordenação Nacional do Projovem Urbano. A primeira tabulação dos dados foi feita pelo Professor Paulo Guimarães, da COAP/UFPR. Para a categorização da questão sobre religião foi convidada a socióloga Solange Rodrigues do ISER ASSESSORIA.
RESULTADOS:
O estudo sobre a identificação dos alunos do Projovem Urbano oriundos da 2ª entrada, dentre os quais 62,8% são mulheres e 37,2% são homens, mostra que há uma forte presença do público feminino; cerca de 41% dos jovens que participam do programa têm entre 25 e 29 anos; quanto à identificação de cor/raça 64% declararam ser negros; em relação à unidade federativa de origem 8,8% dos alunos são do Estado do Pará; quanto a crença religiosa 74,6% declararam possuir alguma religião, destes, temos que 56,3% declararam ser católicos; dos jovens entrevistados que possuem religião 52,8% freqüentam os espaços religiosos pelo menos uma vez por semana. No que se refere ao percurso escolar dos alunos, exatos 53% começaram os estudos com 6 anos ou menos; observa-se que quase a metade dos jovens (49,2%) declararam ter interrompido os estudos de 1 a 2 vezes antes que o ano escolar findasse; segundo os dados analisados, 26,7% dos alunos nunca foram reprovados e 46,6% têm entre 1 e 2 reprovações; o estudo também mostra que 48,8% concluíram as 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental.
CONCLUSÃO:
A partir dos dados levantados pelo Survey 1 - 2ª entrada que fora apresentado por este estudo, é possível concluir que a identificação e o percurso escolar dos alunos que ingressaram na 2ª entrada do Programa Projovem Urbano, delineiam um perfil em que há uma forte presença feminina no alunado, onde a idade modal é de 19 anos, embora haja uma expressiva parte dos alunos na faixa etária entre 25 e 29 anos, que se auto-declaram negros e que o maior percentual de alunos é do Estado do Pará. É muito representativa a porcentagem de jovens que se declaram religiosos dentre os quais a maioria é de católicos, que freqüentam espaços religiosos pelo menos uma vez por semana. Quanto ao percurso escolar dos alunos do Programa, fica evidenciado um grande número de vezes em que os mesmos foram reprovados ou interromperam os estudos, o que certamente influenciou suas vidas acadêmicas. O estudo também mostra que quase metade dos alunos concluiu as 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental, antes de ingressar no PROJOVEM.
Instituição de Fomento: Secretaria Nacional de Juventude/Projovem
Palavras-chave: Políticas-públicas , Projovem Urbano, Juventude .